Terminais de Manaus terão policiamento reforçado para combater roubos e furtos

Publicado em: 18 de março de 2018

Autoridades combatem assaltos por meio da Operação Jejuardes. Foto: Divulgação / Bruno Zanardo

Reforço será realizado por equipes da Polícia Civil, Militar e da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Os cinco terminais de ônibus de Manaus terão reforço policial a partir de segunda-feira, 19 de março. O policiamento será realizado por equipes da Polícia Civil, Militar e da Seaop (Secretaria Executiva-Adjunta de Operações).

O objetivo de unir as equipes para reforçar o policiamento é combater roubos e furtos em ônibus da Capital, conforme informado pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva. O anúncio da medida foi feito na noite de sexta-feira, 16 de março, durante uma ação da Operação Jejuardes.

“Nós estamos em um forte combate aos assaltos aos ônibus. Causa um desconforto, um terror, um elemento dentro de um ônibus armado como vinha acontecendo. Nós estamos trabalhando muito forte para diminuir e, se possível, zerar esse tipo de delito” – disse Bosco Saraiva, por meio de nota enviada pelo governo do estado do Amazonas.

Ainda segundo informações do Governo do Estado, o policiamento será feito com o uso de viaturas da Polícia Militar e um trabalho com policiais à paisana. Os agentes também devem circular dentro dos ônibus.

A Operação Jejuardes, já existente, é realizada com servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e das Secretarias Executivas de Operações e Inteligência. Ao longo das ações, foram feitas abordagens nos Terminais 1, 3, 4 e 5, localizados nas zonas norte, leste e centro-sul da capital, conforme informado pelo Estado.

“A SSP-AM também irá reforçar as Operações Catraca e Rota Segura, exclusivas para a fiscalização de ônibus do transporte coletivo, alternativos e das rotas que fazem o transporte de funcionários do Polo Industrial de Manaus”.

Na sexta-feira, dia em que o reforço policial foi anunciado, quatro pessoas foram presas por estarem envolvidas em casos de assalto a ônibus em Manaus. As prisões foram feitas por meio da Operação Jejuardes.

Uma prisão foi efetuada no Terminal de Integração 5, no São José, Zona Leste, por assaltos praticados na região do T2, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul. “Outros dois adolescentes foram apreendidos, em flagrante, enquanto assaltavam um ônibus no Conjunto Tiradentes, Coroado, zona leste. A dupla estava com uma arma de fogo e celulares roubados” – diz trecho da nota enviada pelo Governo do Estado.

A média de crimes no transporte coletivo, em 2017, chegou a 10 assaltos por dia. Leia mais na reportagem publicada pelo Diário do Transporte: Manaus tem cerca de 10 assaltos a ônibus por dia.

Deixe uma resposta