Pezão veta projeto de pagamento de tarifa de ônibus com cartão de débito

Ônibus metropolitanos não aceitam novas formas de pagamento, assim como trens e barcas

Outros sistemas de transportes já oferecem essa possibilidade

ADAMO BAZANI

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vetou projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do estado (Alerj) que previa a possibilidade do pagamento de tarifas de transportes públicos com cartão de débito.

A justificativa do veto foi que, no entendimento do Governo do Estado, somente a União tem competência para legislar sobre a questão de meios de pagamentos.

O projeto, de autoria dos deputados Comandante Bittencourt e Luiz Martins, e foi apresentado em 2015, mas aprovado no ano passado.

O Rio de Janeiro segue, com a decisão de Pezão, de forma contrária a uma tendência ao que vem ocorrendo em sistemas de transportes em diversos sistemas do País.

Em Jundiaí, no interior de São Paulo, já é possível usar cartão bancário de crédito ou débito dentro dos ônibus municipais. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/12/14/jundiai-sai-na-frente-com-nova-tecnologia-para-pagamento-de-onibus-com-cartao/

Em terminais do Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra entre a região do ABC e a Capital Paulista, existem máquinas de autoatendimento, como no Terminal Santo André Oeste, onde é possível carregar o bilhete de transporte BOM com o cartão bancário.

Sorocaba, no interior de São Paulo, foi outra cidade a abrir a possibilidade há dois anos.

https://diariodotransporte.com.br/2016/12/17/passes-de-transporte-poderao-ser-comprados-com-cartao-de-debito-em-sorocaba-a-partir-de-segunda-feira/

Sites e aplicativos destinados a diversos sistemas de ônibus também permitem esta forma de pagamento.

Em nenhum destes sistemas houve notícias de problemas legais por causa do uso de cartão de débito e crédito para a compra de passagens para as linhas urbanas e metropolitanas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading