Confirmada Greve do Metrô em São Paulo nesta quinta-feira, 18

Trem da linha 5 Lilás, que deve ser concedida à iniciativa privada

Sindicalistas são contra concessão da linha 5 Lilás de Metrô e 17 Ouro de monotrilho, prevista para sexta-feira

ADAMO BAZANI 

Os metroviários decidiram entrar em greve por 24 horas nesta quinta-feira, 18 de janeiro de 2018. A assembleia foi realizada na noite desta quarta-feira.

Todas as linhas devem ser paralisadas, com exceção da linha 4 Amarela, que é de empresa privada.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo é contra a concessão para a iniciativa privada da linha 5 Lilás de metrô e 17 Ouro de monotrilho.

O leilão está previsto para ocorrer na próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Os sindicalistas dizem que há indícios de favorecimento ao Grupo CCR e reclamam do valor mínimo de outorga de R$ 189 milhões, para a concessão por 20 anos.

No dia 11 de janeiro, o Diário do Transporte trouxe a matéria com a denúncia juntamente com as respostas do Metrô e da CCR. O Metrô diz, entre outros pontos que “está inteiramente equivocada a afirmação de que seria a CCR o único consórcio capaz de vencer o leilão. Em setembro de 2017, equipe do governo de São Paulo fez roadshow e fez contato com pelo menos quatro grupos europeus capacitados para participar da licitação, que ocorre na modalidade internacional justamente para ampliar a concorrência”

Já a CCR disse que tem interesse nas linhas, mas classificou as denúncias do Sindicato como completamente infundadas. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/01/11/concessao-5-lilas-metro-metroviarios-ccr/

O Metrô diz que vai tomar medidas emergenciais para minimizar os efeitos da greve, em nota oficial.

O Metrô lamenta a decisão tomada pelo Sindicato dos Metroviários de deflagrar greve nesta quinta-feira (18), que irá prejudicar o transporte de mais de 4 milhões de usuários. O Metrô vai acionar seu plano de contingência para garantir o serviço essencial.

Adamo Bazani , jornalistas especializados em transportes

Comentários

Comentários

  1. Celso Ferreira da silva disse:

    por que em vez de prejudicar nos trabalhadores com essa enrolação de greve que no fundo é manifestação política vocês não libera a catraca?Vocês so nos prejudicam no meu caso eu vou ter que compensar essa falta ou me desconta em folha de pagamento.Parabéns!!!

  2. Anonimo disse:

    Sou a favor da privatização, veja um bom exemplo, a linha 4 amarela!!

    1. Elisa disse:

      Falta de respeito com os usuários, isso é puro egoísmo por isso q o país não vai pra frente, cada um por si

  3. Daniel Alves disse:

    pois é essa greve simplesmente e interesse politico, pois se privatizar acaba com a mamata de muita gente safada.

  4. Eu disse:

    Sindicato é um câncer, só roubam, benefícios quem garante são as Leis!!!!

  5. Lucas disse:

    Não caiam nessa… os grevistas tentam te convencer de que privatização é ruim… mas a verdade é que só é ruim pra eles que vão perder toda a mamata de prestar o serviço porcaria que prestam e poderem fazer greves e tudo mais… E VOCÊ o que ganha apoiando os grevistas ? aumento de preço, um metrô de péssima qualidade e descaso total dos funcionários. NÃO APOIEM GREVISTAS CONTRA PRIVATIZAÇÃO.

  6. legal, já não é das melhores qualidades agora trabalhando com o efetivo menor por causa de interesse politico, véspera de final de semana, vai esta osso esse metro

    1. marluci disse:

      O que é ruim vai piorar porque empresas terceirizadas são as piores, o país agora sim vai voltar a ter escravos piores do que já eramos.

  7. Marcos disse:

    Uma linha que Custou Bilhões para ser construída é oferecida pelo governo para empresas privadas por 189 Milhões.

  8. Semy Arbache disse:

    Acabará a mamata, o cabide de emprego

    1. Raquel disse:

      Até que enfim li um comentário que considere o bem-estar da população a longo prazo!

  9. Marcio Costa disse:

    Fui usuário da linha 4 amarela… quanta diferença em relação às demais linhas ! Deveria privatizar tudo !!!

  10. Valmir frias disse:

    Devia prevatizar o metro todo e mandar esta escorias para rua falta de respeito com a população.

  11. Maria Aparecida de Araújo Barbosa disse:

    Verdade tudo interesse político, libera catraca e pronto assim vocês não ferra a vida do trabalhador que depende do metrô .

  12. Vitor disse:

    Protestar contra a privatização fazendo greve! Mais uma piada pronta. Só demonstra a falta de compromisso com o usuário de transporte.

  13. Evandro disse:

    Tem que fazer greve mesmo, por um metro público e estatal, Morte para políticos e empresários. Morte para verme liberais

  14. Antônio Celso Prado disse:

    Sou favorável a privatização, o governo não pode continuar usando os recursos do Metrô para fazer política pública. Tem de repassar todo o dinheiro devido como faz com a linha 4. O cabide de emprego na área administrativa é absurdamente alta, setores desnecessários e não existentes na linha 4, ainda contratando. O. Numero de assessores na área de marketing, inconcebivel. . o excesso de atestados médicos e afastamentos na área administrativa deveria fazer parte do Guiness book. . O metrô sempre foi bico para uma grande maioria do setor administrativo , só trabalham quando querem, mesmo ganhando altos salários, bem acima da média. Pessoas sem qualificação ganhando 5000 reais , para não fazer nada, não tem competência para tal, na iniciativa privada jamais ganhariam mais de 1.200 reais. Para a população a privatização será ótimo, teremos um.metro mais profissionalizado, enxuto. E com investimentos, em poucos anos teremos os 200 km que a cidade precisa. Em 23 anos apenas 14 km de acréscimo. Chega de letargia, omissão,corrupção. Entrega para os chineses, e vamos ser felizes e esquecer estes privilégio de poucos apaniguados por este segmento político.

  15. Brasileiro disse:

    Bom exemplo de privatizacao são as telecomunicações… Uma delas está quebrada, as outras concorrem para ver quem é pior é a disputa está acirrada. Fiz a portabilidade e fiquei dez dias sem celular, área de cobertura (sem comentários) e para finalizar outro evento recente… recebi uma ligação e não deu tempo para atender mas deixaram recado na caixa postal. Acessei a caixa postal (R$1,09 por dia) e adivinha de quem era o recado ? Da operadora oferecendo outro serviço… Não creio que privatizar vai resolver.

  16. Marcelo Ramos disse:

    Tambem sou a favor da privatização em tudo que depende do governo e prefeitura. Agora o povo que tem que sofrer com a greve de voces, catraca livre já.

  17. Ademar Avelino Bezerra disse:

    tem de privatizar mesmo
    assim nunca mais haverá greve
    detesto estas greves pois não
    trás beneficio nem um pra nos
    trabalhadores

    1. Gonzaga disse:

      Greve é um direito que todos possuímos, isso mostra o quão resignado você é, você fala “nós trabalhadores” como se eles também não fossem, falta de empatia? Sério que acha certo leiloar linhas que custaram bilhões pra empresas por milhões? Esse povo gosta de lamber as bolas de empresários, enquanto isso, continuamos pagando impostos altíssimos para o Governo pra cobrir esse rombo. Sai da caverna!

  18. Herminiofernandes36 Fernandes disse:

    Palhaçada desses metroviarios já ganham tão bem e se acha nó direito de folder o povo

  19. Mauricio disse:

    Veja o exemplo da linha amarela de boa qualidade para todos os usuários sou a favor.

    1. Gonzaga disse:

      Catraca sempre dando defeito e não funciona de domingo, mas a passagem esta salgada e os impostos bem cobrados. Claro!

  20. Waldenir s junior disse:

    Bando de FDP’s!!!!

  21. CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA disse:

    Como sempre o trabalhador sempre é prejudicado depois não quer ter desemprego no país.

  22. Jesus Duke disse:

    Nos países civilizados, para não prejudicar os usuários eles liberam as catracas !!!

  23. CLAUDIO disse:

    Privatiza o metrô. Quem sabe assim eles trabalham um pouco e oferecem um serviço de qualidade.

  24. JOAO RICARDO ABITANTE disse:

    Gostaria de lembrar que estamos em um País Capitalista. Temos que ter o estado cuidando da Saúde , Educação e Segurança. Por isso acredito na Privatização de Tudo que não compõe estes três itens. E acredito também que muitas vezes estas greves são Políticas. Em um momento de campanha eleitoral. Vejam o que está acontecendo com a Caixa Econômica Federal.

  25. A era dos funcionários rosca espanada chega ao fim viva a terceirização .

  26. Tony stark disse:

    Vão trabalhar seus lixo agora qualquer dor de dente vai virar greve

  27. Sindicato só serve pra cobrar taxa anual do trabalhador comum todo ano, esses pilantras, piada.

  28. marluci disse:

    tem que privatizar por uma empresa seria, nada de empregos por indicação ai sim a coisa vai funcionar

  29. Elaine disse:

    Saúde, educação e segurança o governo já DEU para a iniciativa privada: saúde piorou os planos de saúde bombaram de usuários ( serviço continua péssimo); a bandidagem alastrou, gasta-se milhões com segurança particular,câmeras, etc; e a quantidade de escolas e universidades particulares que não ensinam o suficiente mas dão um lucro gigantesco aos acionistas.
    DAR o transporte público vai chegar a 200km? Eles não fazem só gaham. Além das propinas: a Odebrech já está esquecida?

  30. Daniele RIBEIRO DA PENHA disse:

    São contra a privatização, mas a única linha organizada e que dá a sensação de estar fora do Brasil é privatizada e todos sabemos qual é.

  31. Li Nobert disse:

    Privatizar é a solução, só corruptos e uma minoria de funcionários se beneficia com uma empresa estatal, e qualquer coisa querem nos usar como refém, basta! Já bastam os políticos nos roubando.não importa quanto gastaram,se não esta dando resultado não é continuar se lançando só pq foi caro.

  32. Evelin disse:

    Amanha vai ter a paralisação de novo ??? Ou ja voltou ao normal

    1. blogpontodeonibus disse:

      Veja as atualizações na página principal do site

Deixe uma resposta para Herminiofernandes36 FernandesCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading