Sindirodoviários afirma que movimento paredista começará na terça-feira (19) e será em protesto pela falta de reajustes nos salários da categoria
ALEXANDRE PELEGI
Na semana do Natal, época em que as compras se intensificam, o transporte coletivo da Grande Vitória sofrerá com as consequências de uma greve, marcada para a próxima terça-feira (19) por motoristas e cobradores de ônibus. Eles prometem paralisar suas atividades a partir da 0h do dia 19 de dezembro.
A greve atinge o sistema Transcol, que responde pelo transporte coletivo integrado de estrutura tronco-alimentadora que funciona dentro da Região Metropolitana de Vitória. Com abrangência em 7 municípios, o sistema transporta mais de 17 milhões de passageiros/mês.
Edson Bastos, presidente do Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários), afirma que o motivo da paralisação é a falta de reajustes nos salários da categoria. O Sindirodoviários diz já ter realizado reuniões com as empresas e o sindicato patronal para chegar a um acordo, mas não houve possibilidade: os empresários de ônibus não aceitam conceder qualquer reajuste neste momento.
Na próxima segunda-feira (18) o sindicato agendou assembleias com a categoria, ocasião em que informará os procedimentos que a categoria deverá adotar durante a greve.
O Sindirodoviários promete que a greve afetará todo o sistema Trasncol, alcançando os ônibus municipais de Vitória e Vila Velha.
Por determinação de lei, 30% da frota será mantida em circulação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte
