CPTM entrega dois novos trens para a Linha 7-Rubi

Linha 7-Rubi, imagem ilustrativa

Agora são 18 novas unidades em operação na linha, beneficiando 458 mil usuários com a renovação da frota

ALEXANDRE PELEGI

O governador Geraldo Alckmin entregou dois novos trens para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) da CPTM nesta quarta-feira (6) na Estação da Luz.

Agora são 18 novas unidades em operação na linha, beneficiando 458 mil usuários com a renovação da frota.

A linha 7-Rubi tem a frota mais antiga da Companhia, que remete à década de 50. Alckmin garantiu que ainda neste mês de dezembro o Governo completará a entrega de 30 novos trens e, no ano que vem, outros 35.

Alckmin comentou: “Cada trem tem oito carros, então são 520 carros a mais substituindo os antigos, melhorando o serviço, oferecendo mais horários e diminuindo a superlotação”.

Com as duas novas composições entregues ontem (6), ambas da série 9.500 com fabricação pela Hyundai Rotem, já são 28 novos trens em operação – 18 na Linha 7-Rubi e 10 no serviço Expresso Leste, da Linha 11-Coral. Os trens fazem parte do lote de 65 unidades compradas pelo Estado.

A CPTM afirma que com mais esta entrega dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. “O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários”, afirma nota da empresa.

DETALHES DOS NOVOS TRENS:

Com salão contínuo de passageiros, os novos trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna, garantindo ainda total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência – contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes.

Dispõem também de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os trens que ainda faltam, do lote adquirido pelo Estado, serão entregues ao longo dos próximos meses, entrando em operação comercial após a realização de testes, feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização.

As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota conforme a necessidade operacional de cada linha.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Mas não esqueçam de uma coisa que continua antigona.

    “CUIDADO COM O VÃO E A ALTURA ENTRE O TREM E A PLATAFORMA”

    Que tal a CPTM utilizar o mesmo sistema do buzão de Curitiba.

    Penso que tem plenas condições de funcionar e ter um custo baixo.

    Outro dia vi um cadeirante ser embarcado pelo segurança na Estação Julio Prestes e a sorte desta pessoa, foi que a segurança não deixou ele embarcar sozinho, tendo até utilizado do apito para alertar o passageiro para esperar o segurança.

    Pois o passageiro ia embarcar de frente e com certeza ele ficaria com as rodas menores (da frente) entaladas no vão e na altura entre o trem e a plataforma.

    Ai quando o segurança chegou, imediatamente ele virou a cadeira embarcando o passageiro em ré, com as rodas maiores primeiro, assim não houve o travamento no vão.

    CPTM, precisa resolver este problema quase secular.

    No páteo de Altino tem mais carros ainda embalados ainda nas carretas.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Paulo Gil disse:

    Complementando:

    Acabei de ter uma ideia simples.

    A CPTM poderia instalar bexigas de ar que facilmente poderiam ser infladas com um simples compressor de ar, suavizando o vão e a altura entre o vão e a plataforma.

    Se vai dar certo eu não sei, mas segue mais uma sugestão a lá Paulo Gil para resolver um problema quase secular, considerando-se a inércia da CPTM, nesta questão.

    Fica ai a segunda sugetsão do Paulo Gil, pois a primeira já enviei à CPTM há mais de 5 anos, esta também já descrita aqui no Diário.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta para Paulo GilCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading