Ícone do site Diário do Transporte

Aracaju aposenta ideia de BRT. Em seu lugar, propõe corredores BRS

Sistema BRS em Maceió

Projeto para implantação do novo sistema contempla quatro corredores de ônibus, mas depende agora de aprovação do Ministério das Cidades

ALEXANDRE PELEGI

Conforme noticiamos nesta quarta-feira (22), a capital Aracaju está desde o início do ano reformulando seu Plano de Mobilidade Urbana. Para assegurar a recuperação de recursos já garantidos junto à Caixa Econômica Federal, a equipe técnica da prefeitura está reordenando o projeto.

Dentro desse processo a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) estava questionando o projeto de BRT (Bus Rapid Transit), idealizado pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Por orientação do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), os técnicos se debruçaram em estudar o sistema BRS (Bus Rapid Service), os já conhecidos sistemas de ônibus com circulam em faixas exclusivas.

Dentre os argumentos da prefeitura, o BRT não é um sistema suportável para a cidade, por conta da dimensão dos corredores viários de Aracaju.

Nesta quinta-feira, dia 23, a SMTT anunciou publicamente a desistência da implantação do BRT na cidade. Em seu lugar, a prefeitura optou de vez pelo sistema BRS que, apesar da modernosa sigla em inglês, foi criado originalmente no Rio de Janeiro em 2011.

A opção pelo BRS está mais de acordo com as características físicas do viário de Aracaju, segundo a SMTT. Os corredores desse sistema exigem apenas a separação da pista, com faixas exclusivas pintadas, que podem ser compartilhadas por veículos de passeio em determinados horários, nos momentos de menor movimentação. São similares às chamadas “faixas exclusivas” comuns em São Paulo, onde se permitiu de uns tempos pra cá o uso de táxis com passageiros. No Nordeste, ele existe nas cidades de São Luís, Maceió e Recife.

Apesar da implantação de um sistema de faixas exclusivas de ônibus ser bem mais simples que a implantação de um BRT, a prefeitura de Aracaju precisa agora da aprovação do Ministério das Cidades para a liberação de recursos. O projeto já foi concluído e enviado para o Ministério.

Pela proposta gestada pela SMTT, o projeto para implantar o BRS na capital do Sergipe contempla quatro corredores de ônibus: nas avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, e também no Bairro Jardins, Avenida Hermes Fontes e Avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro). Somados, os corredores totalizam 38,1km.

Além da exclusividade para a circulação do ônibus, o projeto contempla ainda a instalação de semáforos inteligentes. Em nota, a assessoria da SMTT explica: “Eles darão maior fluidez ao trânsito e um melhor sistema de informação ao usuário, que poderá acompanhar em tempo real os trajetos da linha de ônibus e em quanto tempo o veículo chegará ao seu ponto de embarque/desembarque, entre outros dados”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Sair da versão mobile