São Bernardo apresenta primeiro articulado de frota que atenderá corredores de ônibus

Publicado em: 31 de outubro de 2017

Ônibus adaptado tem porta à esquerda e piso rebaixado, e vai circular nos futuros corredores atualmente em obras na cidade; veículo faz parte de um pacote de 25 unidades

ALEXANDRE PELEGI

O primeiro ônibus articulado, de um pacote de 25 unidades, foi apresentando nesta segunda-feira (30). Adaptado com porta à esquerda e piso rebaixado, ele irá circular nos futuros corredores exclusivos para ônibus atualmente em obras na cidade de São Bernardo do Campo, e faz parte de um pacote de 25 unidades.

Os ônibus receberam um investimento de R$ 48 mil por unidade por parte da concessionária SBC Trans, empresa de transporte coletivo que opera na cidade de São Bernardo do Campo. Os veículos terão ar-condicionado, sistema de acessibilidade, tomada e nova pintura.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou o primeiro ônibus articulado, com capacidade para transportar 123 passageiros, sendo 43 sentados e 80 em pé.

Os ônibus reformados atenderão os requisitos para circulação nos 22 quilômetros de faixas exclusivas que serão implantadas na cidade até março do ano que vem.

A extensão dos coletivos é a primeira etapa de um projeto de corredores que totaliza 42 quilômetros de faixas exclusivas, que contemplarão o Centro e bairros, desafogando o trânsito da cidade.

Após vistoria o ônibus, Orlando Morando destacou:

“O ganho para o passageiro será, sobretudo, no tempo de viagem, além do maior conforto. A redução do tempo será significativa e representará uma vantagem do transporte coletivo em relação ao carro particular”.

Já o presidente da Empresa de Transporte Coletivo (ETC), Ademir Silvestre, também presente na inspeção técnica, estimou que a implantação dos corredores vai reduzir em cerca de 16% o tempo de viagem dos coletivos.

ALÉM DOS ARTICULADOS, SÃO BERNARDO GANHARÁ 15 NOVOS ÔNIBUS ATÉ DEZEMBRO:

Além dos veículos articulados, que estão sendo adequados aos corredores exclusivos, São Bernardo ganhará 15 novos ônibus até a segunda quinzena de dezembro, dentro do pacote de novos ônibus previstos para este ano.

Somente em 2017 a cidade já recebeu 55 novos ônibus zero-quilômetro.

A troca dos micro-ônibus por veículos Midi colocou à disposição dos usuários 12 assentos a mais e um amplo espaço em comparação aos modelos anteriores.

Os novos ônibus também são equipados de sistema wi-fi, ar-condicionado, tomada USB e todos os mecanismos de acessibilidade.

Outras melhorias foram inseridas na mobilidade urbana de São Bernardo do Campo. Desde o início deste ano, em conjunto com a SBC Trans, a Prefeitura lançou o aplicativo “Partiu SBC”, que informa, em tempo real, a localização e tempo de chegada dos ônibus municipais. Outra melhoria foi a revitalização de todos os abrigos de ônibus da cidade, com nova estrutura e identidade visual.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

  1. Marcos disse:

    Onibus usados….zuado hein…

  2. emanuelsep disse:

    Uma pena que estão “reciclando’ os articulados de 2014, sobre os corredores, promessa antiga da gestão do petralha Marinho.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Conforme consta no post acima:

    ” …e vai circular nos futuros corredores atualmente em obras na cidade;…”

    Deixa ver se eu entendi.

    Ainda não tem o corredor do buzão, mas o buzão do corredor já chegou.

    É isso ?????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Quando inaugurar o corredor teremos sucatas circulantes articuladas remendadas.

    É isso ??

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    MUDA BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

  4. Cris disse:

    Engraçado que alem de ser um ônibus usado, para um corredor que nao existe, tem essa pintura com a cor do psdb. Eles adoram pintar tudo com a cor deles e ninguem diz nada

Deixe uma resposta