Empresas de fretamento vão discutir tecnologia no setor

Fretamento tem evoluído nos serviços, mas a tecnologia poderia ser melhor aproveitada pelo setor

Evento realizado pela Fresp e Anttur também vai apresentar palestras que podem aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços

ADAMO BAZANI

Os avanços tecnológicos têm impacto o dia a dia de todos. Desde o celular mais moderno para passar mensagens até sistemas de gestão, marcam uma nova fase no cotidiano e no mundo dos negócios.

O setor de transportes de passageiros, mesmo que tardiamente, tem feito uso cada vez mais constante das novas ferramentas que podem aumentar a produtividade e qualidade dos serviços. Mas será que este fenômeno tem ocorrido de maneira uniforme neste setor?

O segmento metroferroviário é o mais afeito à tecnologia. Os ônibus urbanos têm avançado neste sentido, com ferramentas de controle de frota e de bilhetagem, muitas vezes por imposição do poder público.

Já o segmento de ônibus rodoviários de linhas regulares, também por causa da regulação dos poderes concedentes, começa a adotar um pouco mais as ferramentas tecnológicas para gestão e operação. Exemplo são as operadoras das linhas interestaduais, autorizadas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, e licitações de sistemas estaduais, como da Artesp, no estado de São Paulo, cuja licitação está em fase de consulta pública e também exigirá sistemas de informação.

Mas como está o setor de fretamento, que apesar de ser regulado, não é submetido às mesmas exigências feitas aos transportes de linhas regulares concedidas?

Será que os empresários têm por iniciativa própria aproveitado as oportunidades para melhorar a lucratividade e os serviços à sociedade?

Estas e outras questões serão debatidas pela Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) em parceria com a ANTTUR (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento), na 18ª edição do Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo e o BrasilFret 2017 entre os dias 27 e 29 de outubro. Com o tema “A Realidade da Inovação”, o evento será realizado no Hotel Casa Grande, no Guarujá, litoral de São Paulo.

Em nota, o presidente da Fresp, Silvio Tamelini, diz que o grande desafio desta edição do evento está em mapear o impacto dessa transformação na vida das pessoas e dos negócios, além das oportunidades deste novo cenário para as empresas de fretamento e turismo. “Para aproveitar melhor as oportunidades, é preciso saber, antes de mais nada, identificá-las. E, claro, ter a empresa preparada para atender a demanda com a qualidade e eficiência necessárias. Em tempos de crise, pouco se fala sobre investimentos, aportes financeiros. Mas isso não é desculpa para a estagnação”, enfatiza.

 

“O fato é que o Brasil sairá da crise e precisamos saber como estará o mundo, quais serão as tendências mundiais de motorização, mobilidade urbana, tecnologia na gestão dos negócios e pessoas”, completa a diretora executiva da Fresp, Regina Rocha.

Na nota, a Fresp ainda informa que o evento terá a participação de especialistas que vão debater como as empresas podem estar inseridas de melhor forma no atual contexto de mudanças de tecnologias:

Abrindo o 18º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo e o BrasilFret 2017, Cláudio Pitassi, Mestre em Administração de Empresas pela Claremont University (USA), ministra a palestra “Empresas Hiperconectadas”.

Já o sábado, 28, tem início com a palestra “O Catador de Sonhos”, que traz a história de Geraldo Rufino e suas lições de empreendedorismo. Rufino, que iniciou a vida como catador de latas na periferia de São Paulo, chegou a diretor de operações no PlayCenter, mas sempre entendeu que precisava empreender. Em 1985, ao fundar a JR Diesel, quebrou paradigmas e transformou o segmento de desmanche de veículos aplicando organização e inovação.

Na sequência, as “Receitas Adicionais Geradas pela Tecnologia” serão mostradas por Victor Murad Filho, consultor internacional com ênfase em Cidades Inteligentes e Internet das Coisas. Fechando a manhã, o advogado Moacyr Dario Ribeiro Neto fala dos “Impactos da Reforma Trabalhista no Fretamento”.

Logo após o almoço, a montadora alemã Mercedes-Benz traz a palestra “Veículos do Futuro”. Encerrando o dia, com “Multiplicando Soluções” Clóvis Lumertz, administrador de empresas com pós-graduação em Marketing e especialização em Marketing de Varejo pela ESPM, vai mostrar aos presentes que em vez de acumular problemas é possível multiplicar soluções.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    BOAS NOVAS!

    Em breve o “FRETUBER”.

    Ai a Fiscalizadora e a EMTOSA vai ficar lokas.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Preparem-se para a invasão dos rodas cromadas, se o puuuuuuuuuuuuuuuder deixar né.

    “TÁ ESTRESSADO, VÁ DE FRETADO”

    Torço pelo FRETADÃO.

    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuuuu

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading