Pesquisa em Cuiabá mostra que 45% avaliam ônibus da cidade como ruim ou péssimo

Custos de implantação serão bancados pelas empresas

Pesquisa avaliou acessibilidade, conforto e segurança

ALEXANDRE PELEGI

Andar de ônibus em Cuiabá é desconfortável, inseguro e pouco acessível. Esta é a opinião de grande parte dos usuários do transporte coletivo da cidade, de acordo com pesquisa contratada pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá – Arsec.

Quase metade dos usuários de ônibus da capital do Matogrosso avaliaram o transporte coletivo como ruim ou péssimo. A pesquisa ouviu 1.580 usuários entre os dias 7 e 31 de agosto deste ano, e avaliou quesitos como acessibilidade, frequência no atendimento, conforto e segurança.

29% dos usuários classificaram o serviço como ruim, 15% como péssimo. Apenas 0,25% dos usuários disseram que o serviço oferecido pelos ônibus urbanos é ótimo.

Sobre os quesitos conforto e acessibilidade, 57% das pessoas afirmaram que consideram a temperatura do ônibus ruim ou péssima, e somente cerca de 2% avaliaram a temperatura como ótima.

Mais da metade dos usuários que usa ônibus ir para o trabalho disseram que pegam os veículos lotados a maior parte das vezes. Para 32% das pessoas ouvidas, estas disseram que sempre viajam em ônibus lotados.

A pesquisa perguntou sobre os pontos de paradas. Para 61% dos usuários os locais são ruins ou péssimos, e apenas 0,32% os considera ótimos.

No quesito acessibilidade, os entrevistados – pessoas com deficiência –, disseram que os veículos não estão adequados às necessidades dos passageiros.

Quanto à regularidade, quase 70% dos usuários ouvidos não confiam nos horários que os ônibus circulam pelas ruas. Sobre a pontualidade que os veículos passam nos pontos, os usuários afirmaram que 49% dos ônibus não respeitam os horários definidos em grade horária.

O presidente da Arsec Cuiabá, Alexandre Bustamante, informou que a ideia da pesquisa é usar os resultados como ferramenta e instrumento da gestão pública.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading