Vereador do Rio diz que subsecretário de ex-prefeito Eduardo Paes mentiu em depoimento na CPI dos ônibus

ônibus
Ônibus no Rio de Janeiro. Justiça retoma CPI dos Ônibus, a oposição quer composição que evite “chapa-branca”.

Hélio Borges de Faria afirmou em depoimento à CPI que não tinha participado das licitações dos transportes feitas em 2010, o que não é verdade

ALEXANDRE PELEGI

Em depoimento à CPI dos ônibus da Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesta terça-feira (26) o ex-subsecretário de Gestão da Secretaria de Transportes de Eduardo Paes (PMDB), Hélio Borges de Faria, afirmou que não tinha participado das licitações dos transportes feitas em 2010. Ele afirmou que sua pasta cuidava de questões administrativas, como manutenção, departamento pessoal, etc.

Os vereadores descobriram, no entanto,  que Hélio Borges, além de ter ocupado cargos de confiança na área de Transporte, chegou a presidir a Comissão Especial de Licitação do Serviço de Transporte Público por Ônibus no Rio de Janeiro.

Além disso, na ausência do ex-secretário Alexandre Sansão, era ele quem respondia pela pasta. Os vereadores levantaram que o ex-subsecretário  recebeu elogios no Diário Oficial por seu “bom desempenho no processo licitatório dos ônibus”.

O vereador Tarcísio Motta (PSOL) criticou o depoimento de Hélio Borges.

“O senhor Hélio desrespeitou a CPI e cometeu perjúrio. Na próxima reunião vou propor sua convocação novamente. Além disso, sua postura gera inúmeras desconfianças. Vou, portanto, apresentar à Comissão requerimento de quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário”, disse o vereador.

O vereador pediu desculpas ao atual titular da pasta de Transporte, Fernando Mac Doowell. Ele havia criticado publicamente a secretaria de Transportes pela indicação do nome de Hélio Borges à CPI dos ônibus.

Em nota, o atual titular da pasta de Transporte, Fernando Mac Dowell afirma que está à disposição da Câmara dos Vereadores para esclarecer assuntos de interesse público:

“Sempre me mantive à disposição desta Casa, prestativo e preocupado com as questões da cidade, além de continuamente buscar soluções e melhorias para o trânsito e transporte do município do Rio de Janeiro”.

Junto com a nota, Mac Dowell encaminhou o Decreto 790, de 11 de junho de 2010, que criou a Comissão especial de Licitação e nomeou Hélio Borges como presidente.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading