Ícone do site Diário do Transporte

Prefeitura de SP gasta menos com manutenção de corredores de ônibus

Foto: Fabio Arantes/ Secom

Em julho, a Prefeitura já tinha sacado R$ 70 milhões da verba destinada aos corredores de ônibus. Em 2017, no final de agosto, os cortes no setor de transporte passavam de R$ 160 milhões

ALEXANDRE PELEGI

Desde o início de sua gestão o atual prefeito João Doria tem tirado dinheiro da construção e conservação dos corredores de ônibus da cidade.

No dia 26 de agosto deste ano, conforme decreto publicado no Diário Oficial da cidade, a Prefeitura de São Paulo remanejou exatos R$ 7.818.169 dos corredores de ônibus para serem usados para pagar despesas de outras secretarias, como a de Esportes, a de Obras e a dos Direitos Humanos.

O argumento do prefeito é que a iniciativa privada é que vai investir em novos corredores. Botando fé no programa de desestatização, que tramita na Câmara Municipal, Doria afirma que medidas como a transferência dos terminais de ônibus da capital para o setor privado, em concessão, somado ao programa de operação dos corredores e à concessão do Bilhete Único irão eliminar a necessidade de se colocar recurso público na área de transportes.

Em julho, a Prefeitura já tinha sacado R$ 70 milhões dos corredores. Em 2017, no final de agosto, os cortes no setor de transporte passavam de R$ 160 milhões.

Num comparativo com o 1º semestre do ano de 2016, a Prefeitura de SP gastou menos com a manutenção dos corredores de ônibus e sinalizações de trânsito. A verba para manutenção de corredores de ônibus neste período em 2016 foi de R$ 20 milhões, ao passo que nos seis primeiros meses de 2017 foram R$ 4 milhões, queda de 79%.

Enquanto de janeiro a junho de 2016 a Prefeitura gastou R$ 34 milhões para manter e recuperar faixas e placas na cidade, no 1º semestre deste ano foram gastos 54% menos, ou R$ 17 milhões.

De janeiro a junho de 2016 a Prefeitura gastou cerca de R$ 34 milhões para manter e recuperar faixas e placas na cidade. No mesmo período deste ano foram gastos R$ 17 milhões, queda de 54%.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes afirma que vem aos poucos aumentando os investimentos. Dá como exemplo o dinheiro usado para recuperar placas, faixas e corredores, que dobrou no mês de agosto. Outra fonte de recursos que a prefeitura passou a usar é o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito, verba gasta para manter a sinalização graças à queda de uma liminar que bloqueava o uso.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile