Para continuar viagem para o Hospital das Clínicas, passageiro deve pegar outro ônibus. Gratuidade na transferência somente com o Cartão BOM
ADAMO BAZANI
Quem utiliza ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, saindo de Embu das Artes e Taboão da Serra, com destino à região do Hospital das Clínicas, em São Paulo, deve estar atento porque a partir deste sábado, 16 de setembro de 2017, haverá mudanças que podem causar confusão entre os passageiros sem informação.
Quatro linhas de ônibus que tinham até esta sexta-feira ponto final nas imediações do hospital irão somente até o Terminal Butantã.
Para continuar viagem, o passageiro será obrigado a pegar outro ônibus.
As linhas afetadas são 033 Embu das Artes (Engenho Velho), 089 Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu), 124 Embu das Artes (Jardim Santo Eduardo) e 191 Taboão da Serra (Parque Pinheiros).
A partir do Terminal Butantã, o passageiro terá de seguir viagem na linha circular metropolitana 576, que será criada para esta mudança.
Mas só haverá isenção de pagamento de nova tarifa para a transferência aos passageiros que possuem Cartão BOM.
Em nota à imprensa, a EMTU diz que a mudança se dá para reorganizar as linhas de ônibus na região do Hospital e que, nos horários de pico, a linha circular vai ter intervalos de cinco minutos.
A linha circular terá partidas no terminal Butantã a cada cinco minutos nos horários de pico.
A integração visa melhorar o fluxo dos ônibus das linhas metropolitanas e as condições de trânsito nas regiões de Pinheiros e Clínicas.
Ainda segundo a EMTU, quem já desembarca até o Terminal Butantã vai pagar tarifa menor que a cobrada hoje por causa do encurtamento do trajeto.
Os passageiros das linhas 089, 124 e 191 que desembarcam até o Terminal Butantã contarão com uma redução da tarifa de 2 a 10%. Os demais continuarão pagando o mesmo valor de hoje.
A gerenciadora ainda informou que os passageiros devem procurar os quiosques do Cartão BOM ou pedir o bilhete eletrônico pela internet
A integração com a linha circular 576 deve ser feita somente com o BOM sem custo adicional.
Os usuários podem obter o cartão no posto de atendimento da Rua Pedro Cristi, 36, de segunda a sexta-feira, das 6h às 12h e das 14h às 20h, em Pinheiros, São Paulo.
Outro posto está em funcionamento no setor laranja do Poupatempo de Taboão da Serra, que fica da Estrada Kizaemon Takeuti, 2.425 – Parque São Joaquim. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados, das 7h às 13h.
Os usuários também podem obter o BOM nas lojas e quiosques da Autopass que podem ser consultados no endereço www.cartaobom.net.
A partir deste sábado, as linhas alteradas que só irão até o Terminal Butantã passam a ter as seguintes denominações.
033 Embu das Artes (Engenho Velho)/ São Paulo (Metrô Butantã)
089 Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu)/ São Paulo (Metrô Butantã)
124 Embu das Artes (Jardim Santo Eduardo)/ São Paulo (Metrô Butantã)
191 Taboão da Serra (Parque Pinheiros)/ São Paulo (Metrô Butantã)
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
