Sistema de transportes de Cuiabá terá biometria facial em todos os ônibus para evitar fraudes
Publicado em: 13 de setembro de 2017

Autorização foi concedida pela Arsec. Não há previsão para toda a frota contar com os equipamentos
ADAMO BAZANI
A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá – Arsec autorizou a colocação de tecnologia de biometria facial em todos os ônibus do sistema.
Em decreto publicado no Diário Oficial de Contas, a Arsec afirma que a medida se dá pela necessidade de maior controle e fiscalização mais eficiente sobre o uso de descontos tarifários e gratuidades, como a idosos, portadores de deficiência ou doenças crônicas com risco de morte e estudantes, por exemplo.
“Considerando a necessidade de se exercer o efetivo controle do uso dos benefícios tarifários – a isenção tarifária (gratuidades) e a redução tarifária – de forma a coibir o uso indevido ou fraudulento do Cartão Eletrônico de Bilhetagem Eletrônica e, assim, promover a prática de uma justa política de benefícios no âmbito do transporte coletivo de passageiros”
Pelo sistema de biometria, fotos dos passageiros são tiradas no momento em que o usuário encosta o cartão com a gratuidade. As imagens são comparadas à foto cadastrada do passageiro.
Caso haja incompatibilidade, o benefício será suspenso por 60 dias após o registro da primeira incompatibilidade, por 180 dias quando houver o segundo registro e, até por 360 dias, a partir da terceira ocorrência.
Havendo a identificação de suspeita de fraude e o bloqueio, o passageiro será notificado pela MTU – Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos, que reúne as empresas de ônibus. Após a notificação, o passageiro terá dez dias para fazer novo cadastro.
Os custos de implantação, a realização do cadastro dos usuários e a manutenção do sistema ficarão a cargo dos empresários de ônibus.
Atualmente, há equipamentos em 92 ônibus do sistema.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários