BYD/Caio Millennium já está em garagem de São Paulo

Ônibus ainda será avaliado na garagerm

Ônibus é 100% elétrico. Também foi montada carroceria Marcopolo

ADAMO BAZANI

O Diário do Transporte, juntamente com Canal Mova-Se trouxe em primeira mão a informação diretor de marketing, novos negócios e sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, empresa chinesa que fabrica ônibus elétricos em Campinas, no interior de São Paulo, de que as primeiras unidades com carrocerias nacionais Caio e Marcopolo estariam em circulação a partir de agosto.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/07/07/onibus-eletricos-da-byd-com-carrocerias-caio-e-marcopolo-deverao-entrar-em-circulacao-no-proximo-mes/

No início da noite desta quinta-feira, 13 de julho de 2017, a garagem de ônibus da Ambiental Transportes, que opera na zona leste da capital paulista, recebeu a primeira unidade de carroceria Caio modelo Millenium IV.

Traseira do veículo, já no padrão SPTrans

O veículo é totalmente elétrico e depende apenas de bateria para se movimentar.

Além da capital paulista, devem contar com ônibus elétricos da BYD neste ano, cidades como Campinas e Belém.

Visão do interior do ônibus elétrico

A autonomia dos baterias dos ônibus, segundo a fabricante, pode variar entre 250 km e 300 km, dependendo das condições de operação.

A Ambiental, que já faz as operações dos 200 trólebus de São Paulo, foi uma das empresas que testaram modelos da BYD, ainda com carrocerias feitas com o design chinês.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. gabriel rievert disse:

    Ele tbm Vira em mauá sp grande abc?????

    1. blogpontodeonibus disse:

      Depende da empresa operadora única da cidade

    2. FLAVIO FERREIRA MOURA disse:

      claro que nao se nem a metra vai testa-lo

  2. pedro disse:

    Perdeu o encanto aqueles carros tinham qualidade agora vamos andar nos bate bate da Caio e Marcopolo… ferrou …a máfia é grande

  3. William de Jesus disse:

    Caramba e o bichão ficou bonito hein! Pena que parece ter pouco espaço interno. Adamo, esse carro não tem escapamento? Emissão zero de poluentes?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Sim. Não tem escapamento porque não tem combustão – 100% elétrico

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Bem que poderia começar com um Vialle ou um Neobus.

    Ainda: ” Veículo em teste” ?????

    Não acaba nunca esse teste.

    Queremos ver buzão verde rodando em linha paulera.

    O buzão é elétrico (bateria) mais ainda tem catraca, não dava para colocar uma catraca igual a do metro amarelo ?????

    E o tuque da campainha ? Ainda é o maldito BÉÉÉÉÉÉÉÉÉMMMMMM ?????

    Pra que plásticos nos bancos e papel no assoalho.

    Por isso que o buzão é caro.

    Além de não ser nada ecológico é desnecessário, afinal o buzão não é limpo internamente mesmo.

    Indusscar, vamos reduzir custos e ser mais “verde”.

    Fiscalizadora, cadê os BYD da 81 e da 82 ???

    Tem de colocar pelo menos uns 10, para começar.

    ACoooooooooooooooooooorda Sampa.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Pedro disse:

    Estes ônibus da BYD vive em teste eterno, este modelo de ônibus já roda até nos EUA e não serve para SP, no Brasil so roda tecnologia antiga, estamos sempre atrasados 30 anos, daqui a pouco nem este ônibus vai rodar, vão encostar em alguma garagem, importante a ambiental e uma das poucas empresas que vem substituindo seus ônibus velhos de forma rapida, diferente da VIP que vem substituindo bem mas bem devagar.

  6. Arthur Lira disse:

    Ainda não sei como Campinas adquiriu um BYD fixo. É raro ver um BYD que não seja teste.

    Tomara que esse vire um “eterno teste comprado”, porque se ficar só no teste, não adianta nada.

  7. Adriano Fonseca disse:

    Faz um bom tempo que eu acompanho este site, vejo e revejo reportagens sobre os onibus elétricos e faz tempo que eu fico na dúvida;
    Afinal estes onibus elétricos têm força pra andar com total capacidade de passageiros (lotação) subindo os morros das cidades? Aqui onde moro, não temos bairros em morros, porém, uma ou outra rua (linha de onibus) da cidade é íngrime e vejo que os onibus a diesel sofrem um pouco pra subir a rua quando estão lotados de passageiros e estes elétricos como seria???
    Alguém pode tirar essa dúvida????? obrigado desde já.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Em inclinações em torno de 15% não houve problemas

  8. Gustavo disse:

    Para quem tem dúvidas sobre o ônibus dá BYD é só vir a Campinas andar em um que foi adquirido e está rodando na cidade enfrentando o dia a dia normalmente!!!

  9. Teotonio disse:

    Se o bicho é elétrico, porque nao pintam igual aos outros… vermelho ondulado? Tem que ser cinza?

  10. eduardo souza disse:

    BOM DIA ADAMO.
    PERCEBI QUE O BYD E DA CAIO MAS E O MARCOPOLO,QUAL O MODELO DA CARROCERIA?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Será um Viale

  11. ralf disse:

    Teve um amigo aí em cima que reclamou que a vip demora a trocar os ônibus. Troca comigo então. Na minha região opera a via sul e, na minha opinião, a prefeitura podia caçar a licitação deles. Todas as empresas da cidade trocaram os ônibus. Você chega no terminal dom Pedro e todas estão de ônibus novos. Só essa porcaria chega lá com os mais velhos da cidade. Enquanto vip, gatusa, campo belo e transpass chegam lá com ônibus novo, Millenium 4 e brt, só chega os apache dinossauro verde escuro e os Mondego primeira geração caindo aos pedaços. Um ou outro brt deles só.
    A vida util desses onibus não é 10 anos?
    Poxa, metade dos Mondego da via sul já estão com 12 e eles não trocam nem a pau. Dá licença meu, ô empresa ruim. Bem que podiam repassar a operação da região deles para a vip ou a campo belo, mas do que adiantaria se os donos são os mesmos da via sul né. Os mesmos donos, só que o tratamento dado as empresas é diferente. Vai entender.

    Quanto a esses elétricos, tinha uns byd elétrico a bateria sem ser trolebus e articulado ainda que operavam pela mobibrasil tbm…mas sumiram. Não vi mais. O teste eterno deles acabou?
    Não sei o que adianta ficar testando, se não implementar infraestrutura nas garagens e terminais para esses ônibus como uma rede elétrica que suporte o carregamento de uns 200 deles a noite na garagem e uns 10 nos terminais enquanto estão parados. O teste é para que então? Avaliar se o ônibus aguenta o ritmo da cidade? Meu, se até esses Caio induscar aí aguentam, pode por qualquer coisa que aguenta sim.

    E aqueles primeiro trolebus piso baixo total que surgiram logo que a cidade começou a trocar os trolebus antigos? Deveriam ter vida útil programada de 15 anos, mas já sumiram. Só vejo trolebus Millenium 4 e brt.

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