História

HISTÓRIA: 9 de Julho, o orgulho de São Paulo

Um Nielson Diplomata JO. Empresa marcou história do Vale do Ribeira, Litoral e Capital

 

A data que marca a luta por Constituição também é lembrada na história dos transportes

ADAMO BAZANI

O dia 9 de julho, considerada uma das datas mais importantes para o estado de São Paulo, foi quando começou a Revolução Constitucionalista, a revolta contra a ditadura de Getúlio Vargas.

Os paulistas queriam mais liberdade, democracia e pediam que o então presidente Vargas formulasse, com ajuda de parlamentares, uma nova Constituição.

Entretanto, o presidente não queria essa flexibilização.

As tensões começaram pelo menos um ano antes, até que no dia 9 de julho, não foi possível mais segurar o anseio da população.

No dia 23 de maio de 1932, durante a realização de um ato político no centro da cidade de São Paulo, em prol da democratização, a polícia agiu duro contra os manifestantes. Quatro estudantes foram mortos. Em homenagem a eles, o movimento passou a se chamar MMDC – iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

A sigla MMDC e a data 23 de maio, que dá nome a uma das avenidas mais famosas da capital, também são de amplo conhecimento dos paulistas.

Cartaz convocando à luta pela Constituição

São Paulo acabou perdendo a luta armada, mas ajudou o país a dar, anos depois, um importante passo para luta em prol da democracia.

A derrota foi nas armas, mas no orgulho São Paulo ganhou.

Referências ao dia 9 de julho podem ser encontradas em praças, viadutos, ruas e avenidas em diversas partes do estado de São Paulo.

Como o setor de transportes também é ligado à história e à identidade de uma região, não poderiam faltar empresas de ônibus com esse nome.

Uma delas, que também foi um dos marcos de sua região por vários anos, foi a Viação 9 de Julho, cuja sede ficava em Registro, e fazia linhas do Vale do Ribeira até o Litoral Sul com extensões para capital Paulista.

Monobloco O-364 da 9 de Julho. Conforto para motoristas e passageiros

Não é exagero nenhum dizer que a empresa de ônibus ajudou no crescimento da região.

Começando a operar no final dos anos 60, trazia pessoas dos municípios do Vale do Ribeira até Santos, onde já havia mais desenvolvimento.

Ônibus da 9 de Julho na rodoviária de Santos nos anos de 1980

Esta ligação também auxiliou os investidores a enxergarem de uma maneira mais atenciosa as necessidades e as oportunidades que haviam nesta parte do Estado de São Paulo.

Na maior parte de sua atuação, a 9 de julho operava com as inconfundíveis cores azul e vermelha e branca, em faixas discretas, mas muito bem dispostas na lataria dos veículos.

Ônibus Thamco Falcão Mercedes-Benz. A diversidade de modelos era outra característica da empresa

A frota era bastante diversificada de acordo com os serviços, com veículos mais simples de motor dianteiro até os mais sofisticados de três eixos.

Em 1998, a empresa foi comprada pelo grupo do empresário Belarmino de Ascenção Marta.

Comil Condottiere 3.40 da 9 de julho. Ao fundo, ônibus da Breda

Monobloco O-370 RSD, da 9 de Julho, para viagens maiores

A potência do Volvo B58, com carroceria Diplomata também marcou história

Surgia a Intersul que iniciou suas atividades em abril de 1999, quando assumiu linhas da antiga Viação Nove de Julho. A empresa passou a operar todas as ligações entre o Vale do Ribeira e a Capital, Baixada Santista e Litoral Sul do Estado, além das linhas regionais do Vale do Ribeira.

Desde 2015, a empresa agora se chama Valle Sul.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Adamo sensacional matéria, combinado duas histórias a politica e a do buzão, PARABÉNS!.

    As fotos são simplesmente sensacionais, muito obrigado, viajei no tempo,

    Quem não se lembra dos 9 de Julho.

    Perto do Terminal Buta, tem a RUA MMDC, também em homenagem.

    Pena que a democracia descambou e está dando no que deu.

    Muita democracia também vira casa da Maria Joana.

    “Se estiver no comando, COMANDE.”

    Att,

    Paulo Gil

    1. Antonio C. Kaio Castro disse:

      Viver, Ver e Rever…

  2. Anderson Alessandro disse:

    Um complemento: havia uma garagem da 9 de julho em Taboão da Serra, atrás da fábrica CINPAL; essa área foi incorporada a empresa já a alguns anos.

  3. Ismael de Jesus Silva Mendes disse:

    Um ano antes de ser vendida para o Grupo do Belarmino um dos seus ônibus se envolveu em um grave acidente na BR-116 altura da serra do cafezal metade dos passageiros morreram do acidente e o motorista do ônibus que saiu ás 13:00 do Terminal Rodoviário Tietê sentido Vale do Ribeira o acidente foi causado por imprudência do motorista de uma carreta da empresa F.Souto.

    1. Marcos Jeremias disse:

      O acidente foi em 1992 Km 329, caminhão era da Unidos Transportes e também teve um Caio Amelia da SOAMIN envolvido no acidente… 27 pessoas morreram… Carro 2061

  4. Rodinei Campos da Silveira disse:

    Eu e a minha saudosa mãe pegamos um ônibus desta empresa para seguirmos pra Cananéia (no Litoral Sul) em agosto de 86.

    1. Romílio José da Silva disse:

      e eu me lembro muito bem desse acidente migão naquela época trabalhava no Expresso Itamarati mas tinha amizade com o Arlindão inspetor e alguns motoristas era colecionador da revista Carga e Transporte teve uma matéria sobre esse acidente nunca mais me esqueço daquela foto

    2. Aline Fernanda disse:

      Meu pai era motorista da 9 de Julho..ele era conhecido como seu Oliveira…disseram que ele morreu de acidente

  5. Rodrigo Adriano disse:

    Minhas primeiras viagens só na adolescencia foram com a 9 de julho. Iguape – São Paulo!

  6. marcio disse:

    sou do vale ,meu pai e dois tios trabalharam na 9 de julho e depois na intersul,essa empresa deixou saudades,faz parte da minha infancia.

  7. aline fernanda disse:

    o meu pai que eu nao conheco ele trabalhava nessa empresa mais ele morreu de acidente!queria saber quem era ele?so sei que ele morava em Cajati SP

  8. aline fernanda disse:

    era na epoca de !985..minha mae na epoca tava gravida de mim

  9. mauricio cordeiro disse:

    O meu irmão Valdovino cordeiro trabalhou na empresa linha cananeia a são paulo.tempo bom

  10. Marco Lobato disse:

    Cresci pegando o 9 de julho moro na praia grande minha família registro e a registro Iguape Eldorado Desde o tempo também da Viação São Miguel Arcanjo saldades

  11. Luis Nunez disse:

    Na minha memória, a 9 de julho está associada a inúmeros acidentes na Regis Bittencourt a “rodovia da morte”. Na época desta empresa a rodovia era em pista simples, e com um tráfego maior que sua capacidade, aliado a imprudência de motoristas provavelmente seja a causa de muitos destes acidentes.
    Até acredito que a venda dela tenha sido por causa da situação financeira delicada por causa de indenizações devidas em razão dos inumeros acidentes.

    1. klazz disse:

      o acidente com a carreta.foi o motorista da carreta que dormiu ,e invadiu a pista contraria,nada a ver. . .e a venda da empresa,foi porque o velho pai morreu,e os filhos nao tinham capacidade,humildade,igual acontece com varias empresa por ai,e mesmo deixando com os tais gestores profissionais,que nada entendem do negocio. . .

  12. Romílio José da Silva disse:

    saudade da Nove de Julho,dos parceiros do Arlindão Inspetor bons tempos aqueles

  13. Graca Cardoso disse:

    Meu. Marido trabalhou . muito tempo . nesta imprensa .Nos conhecemos nos anos .70 .e casamos em 71 .ele .trabalhou um bom tempo mais

  14. Marciano disse:

    Meu saudoso Pai foi pioneiro nesta empresa. Eu morava com minha familia na ria h matsugawa 606 em registro. Era o mecanico chefe da 9 de Julho. Anos de 1969 ate final meados dos anos 80!!!! Era a univa casa no bairro da ribeira q tinha luz!! Hhh saudades desta epoca!!!

  15. Clayton Torquato Maurício disse:

    Esse lance da revolução de 1932 não é verídica, porque em primeiro lugar, nunca houve ditadura no Brazil, nem mesmo na era Vargas, em segundo lugar, essa revolução não tinha nada a ver com democracia e liberdade pois o Brazil sempre foi um país livre e democrático. O que houve de fato foi uma insurreição motivada por rebeldes e bandidos.

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