Nova linha fará integração entre Colombo e Terminal Santa Cândida, em Curitiba

Terminal Santa Cândida vai receber nova linha de Colombo. Foto: Arnaldo Alves

No terminal da capital paranaense, os passageiros poderão desembarcar e seguir em qualquer outro ônibus sem pagar nova tarifa

ADAMO BAZANI

A partir desta quarta-feira, 21 de junho de 2017, passageiros de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, poderão utilizar uma nova linha de ônibus que vai permitir a integração com os veículos municipais do sistema Urbs, no Terminal Santa Cândida, capital paranaense.

A linha S31- Colombo – Terminal Roça Grande/ Curitiba – Terminal Santa Cândida foi criada pela Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, que gerencia as linhas intermunicipais. Os passageiros que saírem de Colombo e utilizarem a S31 poderão descer no terminal Santa Cândida e utilizar qualquer ônibus municipal sem pagar nova tarifa.

Segundo a Comec, a ligação é esperada desde 2009, quando foi inaugurado o – Terminal Roça Grande, em Colombo. Em torno de 3 mil pessoas devem ser beneficiadas com esta integração, de acordo  com a gerenciadora. Pelo Terminal Roça Grande, circulam 10 mil pessoas por dia, 30% delas utilizam a Rede Integrada de Transportes (RIT) realizando o pagamento de uma segunda tarifa. Estes usuários desembarcavam ao longo do caminho para chegar a outros terminais de Curitiba.

Em nota, a Comec diz que amanhã as operações serão experimentais, com todos os ônibus em circulação somente na segunda-feira, dia 26. A gerenciadora explica também que serão necessários dois cartões, um da Metrocard para o sentido Colombo – Curitiba e outro da Urbs para acessar o terminal Santa Cândida e pegar o ônibus no sentido Curitiba – Colombo.

Confira:

A operação da S31-Roça Grande/Santa Cândida será diária e inicia amanhã (21), às 11 horas, do Terminal Roça Grande. Nos próximos dias será feito um processo de calibragem operacional da nova linha, estando em pleno funcionamento na segunda-feira (26). No horário de pico, serão ofertados ônibus a cada 20 minutos e, no entrepico, a cada 30 minutos.

Para acessar esta linha os usuários deverão ter dois cartões. Para embarcar no Terminal Roça Grande utilizarão o cartão metropolitano Metrocard e, no retorno, o cartão Urbs.

Esta integração é resultado do protocolo de intenções, assinado em 16 de janeiro de 2017, entre Comec e Urbs (Urbanização de Curitiba SA), para estudos e trabalhos técnicos para a implantação do novo sistema metropolitano de transporte integrado de passageiros.

A ligação direta do Terminal Roça Grande com o Terminal Guadalupe, no centro de Curitiba, com a linha S01-RoçaGrande/Guadalupe.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta