Hyundai apresenta ônibus elétrico com autonomia de 290 km e uma hora de recarga

Publicado em: 2 de junho de 2017

Veículo deve ser lançado no ano que vem inicialmente para a Coreia do Sul

ADAMO BAZANI

A Hyundai apresentou nesta quinta-feira, 1º de junho de 2017, o primeiro ônibus 100% elétrico com novo conjunto de baterias, de 256 kWh, a unidade. Trata-se do modelo Elec City Hyundai, da nova geração.

Segundo a fabricante, essa configuração permite autonomia de 290 km com uma carga completa.

Hoje a autonomia dos veículos é um dos principais questionamentos de gestores públicos e de donos empresas de ônibus em todo mundo para aderirem em maior quantidade aos ônibus 100% elétricos, que não são poluentes durante a operação e reduzem os níveis de ruído.

Outro questionamento em relação aos ônibus 100% elétricos que a Hyundai diz ter encontrado solução, é o tempo de carregamento completo das baterias, que, segundo a montadora, agora pode ser realizado em apenas uma hora.

Hyundai-Elec-City-05

Inicialmente, o veículo deve ser produzido em massa para o mercado sul-coreano. A Hyundai ainda vai estudar se vai comercializar o modelo para outros países.

Em recente visita à sede da montadora na Coreia do Sul, o prefeito de São Paulo, João Doria, diz que iniciou as negociações com a marca para instalação de uma fábrica de ônibus elétricos não poluentes no Brasil, o que ainda está em estudo. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/04/13/doria-quer-trazer-hyundai-para-fazer-o-onibus-no-brasil-e-anuncia-toda-a-frota-paulistana-com-ar-condicionado-e-wi-fi-ate-2020/

Outras grandes empresas também estudam aumentar a autonomia dos veículos, como a Proterra, que desenvolve um ônibus com autonomia entre 400 e 590 km- Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2015/10/06/proterra-desenvolve-onibus-eletrico-com-autonomia-de-415-quilometros/

Veja vídeo:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Parabéns Hyundai.

    Isso é um Topeduinho de classe, não os nossos remendados aqui.

    Ja está nas cores da Danubio Azul, é só adesivar e mandar para cá.

    VIDA, aproveita a deixa e faz uma parceria com aHyundai e trás um para rodar na Raposo Tavares.

    Ficou bonito.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta