Carapicuíba recebe 45 novos ônibus urbanos com suspensão pneumática

Suspensão a ar em ônibus urbanos pode aumentar conforto e reduzir custos, segundo fabricante.

Veículos são do modelo Volksbus 17.230 ODS e foram adquiridos pela ETT – Empresa de Transportes e Turismo Carapicuíba

ADAMO BAZANI

A partir dos próximos dias, os passageiros do sistema de Carapicuíba e região, na grande São Paulo, vão contar com 45 novos ônibus urbanos, com o diferencial de terem suspensão pneumática Full Air, tanto na dianteira como na traseira, para aumentar o conforto durante as viagens.

Os veículos são do modelo Volksbus 17.230 ODS e foram adquiridos pela ETT – Empresa de Transportes e Turismo Carapicuíba, que também opera em Alphaville e Tamboré.

O sistema de suspensão Full Air permite que o conjunto chassi/carroceria tenha mais estabilidade, de acordo com cada momento de operação, reduzindo as trepidações, inclusive em áreas com vias em más condições, o que é indicado para os serviços urbanos na maior parte das cidades brasileiras.

Os ônibus, de carroceria Caio Apache Vip IV, já estão em fase de entrega e vão diminuir a idade média da frota da empresa.

A ETT Carapicuíba possui em torno de 50% de sua frota formada por Volksbus.
Em nota, o monitor de operação da ETT, Eduardo Alexander Silva, diz que o desempenho dos veículos da marca e os menores custos de manutenção estão entre as principais razões para a escolha.

“Os ônibus Volkswagen têm atendido às necessidades da empresa, tanto no desempenho quanto na manutenção, suas peças são fáceis de encontrar, com bom custo. Além disso, contamos com o excelente pós-vendas da Dibracam”.

Segundo o profissional, além dos passageiros, os motoristas também aprovaram os ônibus da Volkswagen.

“Eles [os motoristas] comentam que são os modelos mais confortáveis, muito em razão da suspensão pneumática, com boa ergonomia e baixo nível de ruído. Para eles a Volkswagen é uma marca muito popular, que está sempre com a gente. A confiança vem desde os automóveis e passa para os ônibus. A evolução não para, tanto em termos de dirigibilidade quanto manutenção”.

Outro fator considerado pela empresa é que para atender as atuais normas de restrição às emissões de poluição, com base nos padrões internacionais Euro V, o modelo dispensa a utilização do Arla 32, um agente líquido, que necessita de outro tanque no ônibus

Para a companhia, essa é uma preocupação a menos. Em média, os novos veículos vão circular por sete mil quilômetros ao mês.

No lugar da tecnologia que necessita de Arla, os ônibus têm um sistema de recirculação de gases de escape que reduz os materiais particulados e os óxidos de nitrogênio.

Na nota, a MAN Latin America, proprietária da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, destaca algumas das características do modelo.

Equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, o Volksbus 17.230 ODS conta com sistema EGR de pós-tratamento, razão pela qual dispensa o  aditivo Arla 32. O modelo é indicado para severas operações de transporte urbano, adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros, une robustez e versatilidade. Com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita a instalação do ar-condicionado. O Volksbus ainda traz embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.

O gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America, Jorge Carrer, diz ainda que os modelos da linha de produtos da montadora foram pensados para aliar a resistência necessária para as operações severas com o conforto exigido por motoristas e passageiros.

“A premissa da família Volksbus é levar conforto a passageiros e motoristas, com robustez e tecnologia sob medida para as ruas brasileiras”

A Volkswagen oferece modelos de mini e micro-ônibus, para linhas entre-bairros e em regiões que não comportem veículos maiores, e ônibus com motores traseiro ou dianteiro, para linhas alimentadoras e distribuidoras.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes