SBCTrans vai concluir reformas de abrigos de ônibus até quarta-feira

Ao todo são 225 abrigos requalificados e quase 1.000 pontos também passaram por reformas

ADAMO BAZANI

A SBCTrans, empresa do Grupo ABC e que opera o transporte público municipal em São Bernardo do Campo, informou que conclui a reforma de 225 abrigos de ônibus espalhados por toda a região central da cidade até quarta-feira, 31.

Muitos desses espaços que estavam degradados receberam nova pintura, colocação de materiais mais resistentes e readequação de posicionamento no mesmo ponto.

Agora, de acordo com empresa, será a vez dos bairros da cidade, inclusive as regiões mais periféricas. A previsão é que haja reformas e implantação de novas estruturas nos bairros até setembro deste ano. Ao todo serão 939 pontos revitalizados.

Além de reformas estruturais e das pinturas, os pontos também receberam totens com a relação das linhas atendidas.

A informação hoje é considerada essencial para atrair passageiros ao transporte público. Entretanto, nem sempre o passageiro encontra ao menos a relação das linhas nas paradas em médias e grandes cidades brasileiras. Esse, inclusive, é um dos aspectos que hoje distanciam os serviços de ônibus dos prestados pelo Metrô, onde o sistema de informações ao usuário é melhor.

De acordo com a prefeitura de São Bernardo do Campo, os serviços são executados pela SBCTtrans sem custos diretos à administração.

A reforma de cada abrigo na região central custou em média R$ 2,7 mil.

Também foram instalados seis novos abrigos na região do pós-balsa e a prefeitura diz que analisa outros pontos de implantação de novas paradas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes