Número de assaltos a ônibus em Curitiba cai 22 % até abril

 

Levantamento considera boletins de ocorrência realizados por funcionários das empresas de ônibus na Polícia Civil

ADAMO BAZANI

Andar de ônibus na capital paranaense e nas cidades ao redor tem voltado a ser mais seguro.

De acordo com dados da Urbs – Urbanização de Curitiba SA, que gerencia o sistema de transporte público da capital, o número de assaltos caiu 22% de janeiro a abril deste ano em comparação a semelhante período do ano passado.

Foram 883 casos de assaltos no sistema de transporte nos primeiros quatro meses de 2016 ante 685 de janeiro a abril de 2017, uma média de 5,71 casos por dia.

Ainda de acordo com a Urbs, a maior queda ocorreu em abril, com 50% menos casos de assaltos.

Apesar dos números ainda serem altos, um conjunto de ações tem auxiliado na redução do total de ocorrências de roubos e assaltos dentro do sistema de transportes públicos (ônibus, estações-tubo e terminais).

As empresas de ônibus, tanto da capital como as da região metropolitana que operam na capital, estreitaram ainda mais o relacionamento com os agentes públicos para auxiliar em informações, como trabulando local e horário onde se concentram mais ocorrências.

Além disso, Urbs e Guarda Municipal de Curitiba iniciaram um trabalho integrado chamado Patrulha do Transporte. Agentes da Guarda atuam nos terminais, ônibus  e estações.

A iniciativa teve início em fevereiro e desde então atendeu 400 ocorrências, das quais em 80% dos casos realizou prisões em flagrante.

“O trabalho da Patrulha do Transporte Coletivo vai desde abordagens, blitize e guardas à paisana dentro dos ônibus.

O número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal no sistema de transporte aumentou em 5%, com abordagem muito mais rápida e eficiente, aumentando as prisões em flagrante de vandalismo e as invasões de “fura-catraca.”  – diz nota da prefeitura.

Comparativo de roubos e assaltos no transporte coletivo de Curitiba
2016
Janeiro: 188
Fevereiro: 251
Março: 177
Abril: 267
Total: 883
Média/dia: 7,30

2017
Janeiro: 189
Fevereiro: 164
Março: 199
Abril: 133
Total: 685
Média/dia: 5,71

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes