Câmara de SP instala Subcomissão para acompanhar concessão do Bilhete Único à iniciativa privada

Proposta integra Plano de Desestatização do prefeito João Doria. Associação Brasileira do Veículo Elétrico participou de reunião da Comissão de Trânsito hoje, e apresentou projeto de substituição dos 15 mil ônibus movidos à diesel por ônibus elétricos, híbridos e trólebus.

ALEXANDRE PELEGI

A Câmara Municipal de SP, através de sua Comissão de Trânsito, quer acompanhar o processo de concessão do Bilhete único à iniciativa privada. A proposta faz parte do Plano de Desestatização do prefeito João Doria.

A chamada Subcomissão do Bilhete Único foi criada nesta quarta-feira (17/5), e terá a tarefa de acompanhar o processo de concessão do serviço à iniciativa privada. A proposta está dentro do Plano de Desestatização do prefeito Doria.

O vereador Alessandro Guedes (PT), autor do pedido de criação da Subcomissão, será o presidente. Ele já apresentou um requerimento de informações à Prefeitura. Segundo divulgado no site da Câmara, o pedido de informações feito pelo vereador  à Prefeitura questiona alguns pontos importantes:

“Como garantir a segurança e o sigilo dos dados dos mais de 15 milhões de usuários do Bilhete Único? Quantos bilhetes existem de fato na cidade? Qual é o custo que esse sistema tem para o município? E se vale a pena privatizar ou não? Qual será o tempo de concessão da administração do bilhete único? A nossa intenção com a subcomissão é proteger a população.”

Como relator da Subcomissão do Bilhete Único foi indicado o vereador João Jorge (PSDB).

Além do presidente Alessandro Guedes, e do relator João Jorge, a Subcomissão do Bilhete Único terá como vice-presidente o vereador Conte Lopes (PP), e se reunirá a cada três semanas, sempre às quartas-feiras, a partir de 11h, no Plenário 1º de Maio. A primeira reunião já está marcada: será no próximo dia 7 de junho.

Edital de licitação

Outro tema tratado hoje (dia 17) pela Comissão de Trânsito foi o novo edital de licitação do sistema de transporte coletivo da capital. A expectativa é que ele seja lançado até o final do primeiro semestre. A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) fez uma apresentação à Comissão, em que demonstrou os benefícios de uma frota de veículos movidos a energia não fóssil, o que inclui ônibus elétricos, híbridos e os trólebus.

A diretora da ABVE, Iêda Maria Alves de Oliveira, ressaltou que será um retrocesso se a licitação do sistema de transporte coletivo de São Paulo não contemplar a energia limpa.

Iêda apresentou na Comissão de Trânsito uma proposta de substituição dos 15 mil ônibus movidos à diesel na cidade de São Paulo por ônibus elétricos, híbridos e trólebus, em um prazo de 10 anos.

Para quem argumenta que os custos dos ônibus movidos a energia limpa seriam mais caros, Iêda explicou que a troca de toda a frota por veículo elétricos implicaria num aumento de apenas 5% no preço, quando comparado aos ônibus à diesel. O mais importante, ela explicou, seria a grande vantagem conquistada para a saúde pública.

O site oficial da Câmara de SP traz um dos argumentos da diretora da ABVE:

“Quando a qualidade do ar está ruim, há um aumento de 32% nas internações. E em São Paulo morrem em média 4 mil pessoas por ano diretamente ligadas à qualidade do ar. Quer dizer, você joga isso para a quantidade de internações, pra quanto isso custa para a cidade. Pode-se dizer que o impacto financeiro da troca da frota para energia limpa é pequeno.”

A apresentação de Iêda obteve reações positivas dos vereadores. Para o vereador Adilson Amadeu (PTB), com a proximidade da nova licitação, a Câmara Municipal “tem que contribuir e pensar na saúde das pessoas”. Amadeu afirmou que vai conversar sobre o tema com o secretário municipal de Mobilidade e Transporte.

Já o vereador que preside a Comissão de Trânsito, Senival Moura (PT), informou que os vereadores solicitaram a realização de uma Audiência Pública para aprofundar o tema, diante da importância da energia limpa para o meio-ambiente.

Com informações da Câmara Municipal de SP

Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes

Leia também sobre o assunto:

“Privatização” do Bilhete Único já tem ao menos dez interessados –

“Privatização” do Bilhete Único já tem ao menos dez interessados

OPINIÃO: “Cidade Linda dos Ônibus Limpos” – uma realidade possível, por Olimpio Alvares –

OPINIÃO: “Cidade Linda dos Ônibus Limpos” – uma realidade possível

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Se toda comissão já não resolve nada, imaginem uma SUB.

    Sò no Barsil mesmo.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading