Suzantur realiza treinamento com simuladores para motoristas

Curso é realizado pelo Sest/Senat e tem o objetivo de aperfeiçoar as noções de direção defensiva e prevenção de acidentes

ADAMO BAZANI

A Suzantur tem realizado um curso especial de dirigibilidade e noção geral de mecânica para motoristas de ônibus que atuam em Santo André e em Mauá, no ABC Paulista.

As aulas contam com o auxílio de um simulador, como já ocorre no setor aéreo, mas que reproduz um ônibus e as situações de perigo a que são submetidos o profissional e os passageiros no trânsito.

Entre estas situações estão a dirigibilidade em chuva, com visibilidade baixa e diante de imprevistos, como fechadas ou animais e pessoas que podem repentinamente cruzar a pista.

O curso é aplicado pelo Sest/Senat.

De acordo com a empresa, por semana são capacitados 15 motoristas, sendo cinco de Santo André e 10 de Mauá. O curso tem duração de uma semana e é realizado sempre das 8h às 17h.

O objetivo é que todos os motoristas participem do curso.

As aulas são voltadas para os profissionais. Assim não é ensinado para o motorista como dirigir, mas são reforçados os conceitos de segurança, prevenção de acidentes e desenvolvida habilidade da direção defensiva.

O curso também permite o conhecimento de mecânica, afinal o motorista deve também ter noção do veículo que é seu instrumento de trabalho.

Ao entender o veículo, é possível identificar problemas, podendo evitar acidentes.

Explorando o melhor os recursos que hoje os ônibus mais modernos oferecem em termos de conforto e segurança, todos ganham, motoristas e passageiros com viagens mais agradáveis e empresa, com economia de manutenção e combustível

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Suzantur realiza treinamento com simuladores para motoristas

  1. Amigos, bom dia.

    Esse simulador nao ensina o que a grande maioria dos pilotos precisa aprender.

    Tem de utilizar o simulafor a la Paulo Gil, que acabei de inventar agora, apos ler este post e apos ter tido o desprazer de utilizar um EMTOSA da Benfica Barueri, na sesta feira.

    E tem uma vantagem, da para treinar 40 pilotos de uma vez so.

    O simulador funcionara assim.

    E um buzao usado, em cima de uma plataforma com movimentos multidirecionais.

    Depois de embarcados os 40 pilotos e todos ficaram em pe, fecha-se as portas (para nenhum descer) e pronto.

    E so apertar o botao STAR e o software desenvolvido pelo Paulo Gil, comeca a operar.

    Com trancos, solavancos, freadas bruscas, arrancadas, mudanca de marcha para arran car o cambio, curvas e tudo mais, igualzinho a maioria dos pilotos fazem com nos os passageiros.

    Eu granto 100% de resultado.

    Quero ver se ai os pilotos nao vao aprender a pilotar como se deve.

    Coyright by Paulo Gil 14.05.17.

    Feliz dia das maes.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Complementando.

    O verdadeiro treinamento que qualquer colaborador de qualquer area precisa, e de treinamento HUMANO.

    Sao rarissimos os colaboradores que trabalham no que amam, poucos que gostam de trabalhar e uma grande maioria que trabalha por obrigacao da sobrevivencia.

    Eu tenho um amigo que diz:

    “Se trabalhar fosse bom, ninguem pagava para a gente trabalhar”

    O que os Departamentos de Gestao de Pessoas precisam fazer, em todo tipo de funcao, e um trabalho humano, identificando se o colaborador tem AFINIDADE com a funcao que esta desempenhando.

    Por exemplo, o piloto da Benfica Barueri – EMTOSA, no miniko ele nao tem afinidade para ser piloto de buzao, porem ele podera ser um otimo cobrador, por exemplo.

    Carteira de habilitacao, qualquer um tira, mas afinidade para dirigir, nao sao todas as pessoas que tem.

    E cabe aos Departamentos de Gestao de Pessoas fazer este trabalho humano com cada colaborador na contratacao e pos contratacao.

    Eu quando sonho que tenho minha empresa de buzao eu iria me passar por passageiro e se eu embarcaser num buzao da minha empresa ( e sonho heim) e o piloto tivesse pilotando como o que pilotava o buzao de sexta feira da BB – EMTOSA, eu demitiria ele no primeiro ponto por justa causa e assumiria a pilotagem do buzao.

    Sonho meu….

    A realidade e trash.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Amigos, bom dia.

    Complementando; vejam e sintam o que é AFINIDADE numa profissão e que esta não depende do sexo.

    Vejam a D. Neusa carreteira, o vídeo começa no 5:52 minutos.

    https://www.youtube.com/watch?v=EkWaInhAMsQ

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

  4. Olá amigo Adamo….
    Aproveito o ensejo para salientar que somente os coletivos da Suzantur de SANTO ANDRÉ, se adaptaram com instalação de WI-FI nos onibus, coisa não vista em coletivos da empresas do Ronan (Expresso Santo André),,,,e mais: só no dia 17/5, quarta, vi dezenas deles um atrás do outros, o que sugere que não é falta destes, como reclamam a população. Por outro lado alguns reclamaram de ônibus velhos,,,,MENTIRA..boa parte são novos…nas linhas 103/141/ terminal Luzita….a garagem inclusive está retirando alguns articulados, com cara de velho, na Luiz Pinto Fláquer. FICA A DICA.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: