Suzantur realiza treinamento com simuladores para motoristas

Curso é realizado pelo Sest/Senat e tem o objetivo de aperfeiçoar as noções de direção defensiva e prevenção de acidentes

ADAMO BAZANI

A Suzantur tem realizado um curso especial de dirigibilidade e noção geral de mecânica para motoristas de ônibus que atuam em Santo André e em Mauá, no ABC Paulista.

As aulas contam com o auxílio de um simulador, como já ocorre no setor aéreo, mas que reproduz um ônibus e as situações de perigo a que são submetidos o profissional e os passageiros no trânsito.

Entre estas situações estão a dirigibilidade em chuva, com visibilidade baixa e diante de imprevistos, como fechadas ou animais e pessoas que podem repentinamente cruzar a pista.

O curso é aplicado pelo Sest/Senat.

De acordo com a empresa, por semana são capacitados 15 motoristas, sendo cinco de Santo André e 10 de Mauá. O curso tem duração de uma semana e é realizado sempre das 8h às 17h.

O objetivo é que todos os motoristas participem do curso.

As aulas são voltadas para os profissionais. Assim não é ensinado para o motorista como dirigir, mas são reforçados os conceitos de segurança, prevenção de acidentes e desenvolvida habilidade da direção defensiva.

O curso também permite o conhecimento de mecânica, afinal o motorista deve também ter noção do veículo que é seu instrumento de trabalho.

Ao entender o veículo, é possível identificar problemas, podendo evitar acidentes.

Explorando o melhor os recursos que hoje os ônibus mais modernos oferecem em termos de conforto e segurança, todos ganham, motoristas e passageiros com viagens mais agradáveis e empresa, com economia de manutenção e combustível

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes