Sorocaba promete apresentar em breve modelo de implementação do VLT

Prefeitura desistiu do BRT licitado na gestão anterior, e propõe readequar projeto para diminuir custo da obra  

ALEXANDRE PELEGI

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade de Sorocoba, que também preside a Urbes – Trânsito e Transportes, Wilson Unterkircher Filho, afirmou a um programa da Rádio Ipanema FM que tem expectativa de que a proposta do modelo para implantação do VLT no município seja apresentada ao prefeito até o meio do ano. Após essa fase Unterkircher ressaltou que ainda será preciso um prazo de nove a doze meses para a realização de audiências públicas, preparações e editais de licitação.

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, esteve esta semana em Brasília, onde participou de audiências para tratar do VLT. Ele se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Rumo ALL – empresa que tem a concessão da linha férrea em Sorocaba. O objetivo foi tratar da assinatura do Contrato Operacional Específico – COE, previsto no Regulamento de Operações de Direito de Passagem e Tráfego Mútuo do Sistema Ferroviário Federal. Somente com o COE assinado é que a Urbes poderá dar início aos estudos de viabilidade de implantação do modal VLT em Sorocaba.

Para o presidente da Urbes é mais provável a aprovação do projeto por meio da PPP (Parceria Público-Privada). Segundo ele, o modelo de PPP permite que se chamem os interessados para apresentar propostas dentro de premissas definidas pelo próprio governo.

READEQUAÇÃO DO BRT

O governo anterior projetava implantar o modelo de BRT (Bus Rapid Transit) em Sorocaba, e chegou a licitar o projeto. Unterkircher disse que a atual gestão desistiu do modelo proposto para evitar desperdício de recursos, uma vez que consumiria R$ 39 milhões.

À emissora de rádio Unterkircher afirmou que a decisão de não assinar o contrato de implantação do BRT nos moldes propostos, com o prazo de concessão por 20 anos, foi tomada em função do forte impacto financeiro que causaria no valor do subsídio que já é pago ao sistema de transporte. Atualmente os gastos com subsídio na cidade estão na casa dos R$ 70 milhões.

A Prefeitura publicou um comunicado no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (9), em que informou a empresa vencedora da licitação no ano passado, o Consórcio BRT Sorocaba, de que não fará mais o projeto. No comunicado foi dado prazo de cinco dias para que a empresa se manifeste sobre o assunto. O prazo se encerra na próxima segunda-feira (15). Após a data, o prefeito dará uma decisão final sobre a revogação da licitação, cujo prazo final vence no dia 30 de maio.

A proposta do prefeito José Crespo é readequar o projeto definido anteriormente, transformando alguns corredores exclusivos em faixas exclusivas para reduzir o impacto financeiro.

Pela proposta de readequação, a estimativa de investimento em infraestrutura cairia quase pela metade, de R$ 264 milhões para R$ 136 milhões.

O novo formato, no entanto, depende da aprovação de empréstimo de R$ 127 milhões, e a proposta de readequação foi encaminhada a Brasília para análise.

Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Daniel Duarte disse:

    Não entendi, vão fazer VLT ou corredores de ônibus ?

    1. alepelegi@gmail.com disse:

      A licitação do BRT, realizada na gestão passada, foi suspensa pela atual gestão, que prefere dar maior visibilidade ao VLT. Como o BRT foi licitado e tem vencedor, a prefeitura sugere tocar o projeto desde que ele seja revisto nas obras e nos custos. A proposta do prefeito José Crespo é readequar o projeto definido anteriormente, transformando alguns corredores exclusivos em faixas exclusivas para reduzir o impacto financeiro.Pela proposta de readequação, a estimativa de investimento em infraestrutura cairia quase pela metade, de R$ 264 milhões para R$ 136 milhões.
      Logo, respondendo a sua pergunta: VLT e BRT, só que este último bem modificado de seu projeto original

      1. Paulo Gil disse:

        Alepelegi, boa tarde.

        Nem VLT nem BRT, façam um trem e honrem a imagem de Sorocaba e da EFS.

        Att,

        Paulo Gil

  2. Urashima disse:

    Será Sorocaba a Cuiabá 2.0?

    1. Paulo Gil disse:

      Urashima, boa tarde.

      Sensacional, essa você acertou na mosca.

      Parabéns!

      Mas a velocidade será aquela 25/30.

      Rssssssssssssssssssssssssss

      25 a 30 Km/h

      Brasilllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

      Att,

      Paulo Gil

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Sorocaba, essa NÃO.

    Qualquer cidade do planeta pode implantar essa lesma de VLT, mas SOROCABA NÃO.

    Já esqueceram onde nasceu e aonde era a sede da EFS ?????????

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Sorocabana

    https://www.youtube.com/watch?v=DXpnfxS8yyM

    https://www.youtube.com/watch?v=8o0_gRVrfnA

    Não cometam esse crime.

    Honrem o Sr Luís Mateus Maylasky, sua memória e suas palavras.

    Não preciso falar mais nada.

    VLT NÃO, trem SIM.

    Desde já deixo o meu protesto contra esse bondinho 25/30, metido a trem.

    Att,

    Paulo Gil, neto e sobrinho de ex funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana – EFS, cujo orgulho ainda carrego comigo nas curvas da CPTM da linha Julio Prestes – Itapevi, que ainda utilizei ontem.

    1. jair disse:

      Paulo Gil boa noite
      Realmente é dificil crer que a nossa EFS esteja esquecida.
      Somente trilhos e estações descaracterizada encontramos.
      Parece que temos um projeto saudosista em São Roque para atrair turistas e nada mais.
      Será que conseguirão acabar com tudo o que ainda existe?

      1. Paulo Gil disse:

        Jair, boa noite.

        Bom ler você de novo, ainda mais falando da EFS.

        A “nossa” EFS, jamais será esquecida, está é uma das obras de um grande homem.

        O que resta são todas coisas de qualidade, ainda vai demorar para acabar, as madeiras nem cupim come, rsssssssssssssssssssssssss.

        Acabar já acabaram, mas só fisicamente.

        A moral da EFS, a história e o exemplo de gestão jamais será acabado ou esquecido, pois isso passamos para nossos herdeiros o exemplo de como trabalhar com orgulho.

        E os filmes eternizaram esta história mundialmente, portanto a EFS é eterna.

        E tem mais tudo que temos hoje devemos a EFS.

        É tudo tão ótimo que até hoje o traçado Itapevi Julio Prestes é o mesmo, sem contar o patrimônio da humanidade a bela estação Julio Prestes, a qual tive o prazer de embarcar nela no sábado com partida as 16:30 hs e chegada em Osasco as 16:51 hs.

        Sem contar a inclinação da curva passado o Rio Pinheiros a qual é simplesmente sensacional, dá para sentir o trem se inclinando e deslizando suavemente.

        Fique tranquilo, ninguém conseguirá destruir o que a EFS nos deixou, bens materiais são facilmente adquiridos, recuperados, restaurados ou replicados.

        Agora; a moral, o prazer, o orgulho, o exemplo, o modelo de gestão, a gestão de pessoas, a consideração e respeito ao funcionário e o DNA espiritual da EFS, são imortais.

        Forte abraço.

        Paulo Gil

  4. Paulo Gil disse:

    Destacando, vale a pena assitir.

    https://www.youtube.com/watch?v=DXpnfxS8yyM

    Está no nosso DNA espiritual.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Daniel Duarte disse:

    Paulo Gil, bom dia.
    Esses VLTs realmente são umas lesmas, no Rio de Janeiro parece mais um trem turístico, velocidade média de 17 km/h, milhões para andar igual uma bicicleta, sem mais.

  6. Daniel Duarte disse:

    Não se enganem, o BRT pode ter 3 tipos de serviços: paradores, expressos e diretos, nesses 2 últimos alcançando velocidades médias superiores a maioria dos trens e metrôs.
    O vídeos abaixo é da Transolímpica no Rio de Janeiro, 25 km do terminal Recreio à estação Vila Militar, velocidade média de 50 km/h.
    https://m.youtube.com/watch?v=GqI_AmT9cwk

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