Governador do MT vai a Brasília pedir extensão da Ferronorte para seu estado; recursos para Rodoanel de Cuiabá também estava na pauta
Publicado em: 11 de maio de 2017
Pedro Taques teria conseguido conseguiu apoio do governo federal para levar os trilhos da Ferronorte ao MT, do município de Rondonópolis para a capital Cuiabá
ALEXANDRE PELEGI
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, esteve em Brasília nesta quarta-feira (10), onde conseguiu apoio do governo federal para trazer para seu estado os trilhos da Ferronorte, do município de Rondonópolis para a capital Cuiabá.
O apoio veio do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que afirmou ser favorável ao pedido do estado.
Acompanhado de senadores, deputados e secretários de Estado, Pedro Taques reafirmou a necessidade de uma ferrovia cortando o estado. “É uma luta de mais de 40 anos que nós queremos crer que já está próxima da sua concretização. Queremos os trilhos da Ferronorte em Cuiabá”.
A Medida Provisória 752/2016, sancionada pelo presidente Temer, pode se tornar um fator facilitador para ampliar o ramal. O ministro Quintella afirmou que a MP-752 irá permitir um novo ciclo de inovação e investimento na malha ferroviária, seja de terceiros ou de um possível novo projeto. Isso porque a MP tem como principal objetivo estimular as concessões no país, prevendo a antecipação dos contratos de concessão de ferrovias e a destinação de investimentos na malha ferroviária, ou nas de manifesto interesse público.
RODOANEL
Um dos integrantes da equipe do governador Pedro Taques na ida à Brasília, o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, garantiu que ainda em maio todos os últimos projetos da obra do Rodoanel de Cuiabá, de 52 quilômetros de extensão, serão protocolados. A obra, ele acredita, causará um forte impacto na infraestrutura rodoviária da região metropolitana da capital. O Rodoanel será construído em concreto, melhor solução técnica de engenharia.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, já está marcada uma reunião para próxima semana com as equipes técnicas do Dnit, para avaliação do projeto. O objetivo é lançar o edital da obra neste ano.
Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes
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Amigos, boa noite.
Ferrovias sim tem de ser obra privatizada, isso já deveria ser realidade para o Mato Grosso, afinal aonde nasce a soja ????????
Antes de construírem rodoanel de concreto, façam um test drive in loko no rodo anel de Sampa.
Concreto é bom só quando novo, depois, os remendos ficam uma KAKA.
Eu prefiro asfalto, vejam a Rodovia dos Bandeirantes em São Paulo.
Ma$ a con$trução em concreto com certeza é a melhor $olu$ão.
Att,
Paulo Gil