Dez cidades brasileiras terão “rua completa”

Rua completa, segundo especialistas internacionais, oferece privilégio a pedestres, ciclistas e passageiros do transporte coletivo. Foto: Divulgação WRI

Projeto é da ONG internacional WRI e foi apresentado em encontro de municípios

ADAMO BAZANI

O que é uma rua perfeita? É aquela que consegue receber em menor espaço o maior número de pessoas, dando fluidez ao trânsito, ou aquela que privilegia as pessoas e suas necessidades.

A ONG internacional WRI Cidades Sustentáveis, no Brasil, anunciou parceria com dez municípios para desenvolver nos próximos meses o que chama de rua completa, com ênfase para bicicletas, pedestres e ônibus, mas tudo em harmonia.

O objetivo é permitir que as pessoas tenham o seu deslocamento garantido e não os automóveis.

De cidades brasileiras foram pré-selecionadas para receberem o projeto que terá o auxílio dos técnicos contratados ou que colaboram com a instituição. Os municípios são São Paulo, Fortaleza Salvador, João Pessoa, Campinas, Niterói, Porto Alegre, Joinville e Juiz de Fora.

A proposta foi apresentada no IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, que foi realizado na semana passada pela FNP – Frente Nacional de Prefeitos em Brasília.

Entre as características desta “rua completa” estão ciclovias, nivelamento com as calçadas evitando guias e degraus, área integrada para ônibus, zonas de baixa velocidade, jardinagem completa e oferta de serviços e lazer.

O grupo National Complete Streets Coalition / Smart Growth America relaciona os principais atributos de uma rua completa:

  • Moderador de tráfego
  • Acessibilidade universal
  • Sinalização clara e orientada ao pedestre
  • Mobiliário Urbano útil (lixeiras, bancos, iluminação dos passeios, etc.)
  • Faixas de segurança em locais oportunos
  • Estreitamento das travessias e ilhas de refúgio para pedestres
  • Diminuição da oferta de estacionamento gratuito
  • Ciclovias e/ou ciclofaixas
  • Faixas de ônibus preferenciais/exclusivas
  • Acesso facilitado ao transporte público e seus pontos de parada
  • Nivelamento da via com as calçadas

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: