Câmara Municipal de São Paulo aprova criação de empresas da prefeitura para iniciar processos de privatizações
Publicado em: 26 de abril de 2017
Devem ser entregues à iniciativa privada serviços como a gestão do Bilhete Único e também equipamentos como terminais de ônibus, Autódromo de Interlagos e Parque do Ibirapuera
ADAMO BAZANI
Por 42 votos favoráveis e 12 contrários, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira, 26 de abril de 2017, a criação de três empresas municipais que serão responsáveis por articular e viabilizar o projeto de desestatização na cidade, uma das bandeiras eleitorais do prefeito João Doria.
Com isso foi aprovado o substitutivo da liderança do governo ao Projeto de Lei (PL) 179/2017 do executivo, tendo acolhido 25 sugestões e seis emendas, das 37 apresentadas pelos vereadores.
Serão criadas as seguintes empresas de estudo e gestão:
– Nova SP Negócios – serviço social autônomo São Paulo Negócios
– SP Parcerias São Paulo Parcerias – remodelação da atual SP Negócios
– SPDA – Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.
Em nota, a Câmara Municipal explica que de acordo com o projeto, a SP Negócios, vinculada à Secretaria municipal da Fazenda, deverá administrar os recursos recebidos através dos imóveis que serão privatizados ou concedidos. Já a SP Parcerias, vinculada à Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias, deverá gerir os modelos de parcerias privadas.
A administração João Doria quer entregar à iniciativa privada a responsabilidade de serviços como a operação do Bilhete Único. Hoje o custo de gerenciamento do sistema de bilhetagem dos ônibus da capital paulista é de em torno de R$ 430 milhões por ano.
O sistema de Bilhete Único, de acordo com a proposta da prefeitura, permitiria que com um único cartão o passageiro pudesse pagar a tarifa de ônibus e também utilizá-lo para compras pessoais, crédito, débito, vale-alimentação e como aceso a atrações culturais. Mas até o final da gestão, o prefeito disse que quer eliminar o cartão do Bilhete Único fazendo com que os pagamentos das tarifas de ônibus e outros serviços sejam realizados por meio de dispositivos móveis, como celulares. Testes com a empresa Samsung devem começar entre o final de maio início de junho. Veja a matéria nesse link: https://diariodotransporte.com.br/2017/04/26/doria-fala-em-fim-do-cartao-do-bilhete-unico-e-dos-cobradores-andando-de-onibus-pela-3a-vez/
Também estão na mira da desestatização de João Doria, os 29 terminais municipais de ônibus que, segundo o prefeito, se tornariam espaços multifuncionais, com creches, postos de Poupatempo e shoppings.
O Autódromo de Interlagos e o Parque do Anhembi devem ser vendidos. Já o Estádio do Pacaembu e o Parque do Ibirapuera podem ser concedidos à iniciativa privada por prazos determinados.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Amigos, bom dia.
Como assim ??????? Alguem pode me explicar ?
Vao criar “empresas municipais” e /ou privatizar ????
Que vantagem Maria leva ???
“Ou Ford ou sai de Sinca”.
Isso ai esta desatuazido, privatizar BU, se ontem mesmo foi noticiado o fim do BU.
Creche em Terminal de buzao, sem buzao verde, sem filtro particulado colombiano, mais de 85 decibeis, todos respirando CO2 e outros cancerigenos.
O que diria Paulo Freire sobre esta pedagogia ?????
Prof. Dr. Paulo Saldiva, o senhor como medico e especialista, o que acha da “Creche Diesel” ??????
E A BUSSOLA CONTINUA SEM PONTEIRO.
Acorda Sampa.
Att,
Paulo Gil