Suzantur fica na Vila Luzita por tempo indeterminado até nova licitação

Para isso, prefeitura de Santo André assinou autorização a título precário

ADAMO BAZANI

A Prefeitura de Santo André informou que concedeu autorização a título precário para a Suzantur continuar operando as 15 linhas que servem a Vila Luzita e região por tempo indeterminado até a realização de uma licitação definitiva.

A empresa de ônibus opera desde outubro do ano passado em contrato emergencial de 180 dias que termina agora no início de abril. Entretanto, o poder público não fez uma nova licitação para escolher a empresa de maneira definitiva. Um modelo de licitação foi apresentado no ano passado pela antiga gestão Carlos Grana, mas   atual gestão do prefeito Paulinho Serra entendeu que havia brechas e falhas que poderiam comprometer os resultados da concorrência.

A prefeitura explica, em nota, que a Suzantur vai operar sem contrato, mas por portaria, por meio de um dispositivo chamado “autorização a título precário”.

Ainda de acordo com a prefeitura, a publicação de um novo edital poderia agora trazer problemas para os passageiros com troca de frota, já que alguns veículos precisam ser especiais com porta à esquerda e em nível mais alto das estações ao longo do Corredor Mário Toledo de Camargo, e também com a bilhetagem eletrônica, já implantada nos ônibus da empresa. Estes problemas ocorreram no início da operação da Suzantur.

A Prefeitura, em nota, afirmou que antes de fazer a licitação do sistema de Vila Luzita vai realizar outro processo de licitação, com lançamento de edital previsto para abril. Trata-se de um estudo de viabilidade econômico- financeira e também da rede de linhas da cidade, que pode ser reformulada.

Na nota, o prefeito Paulinho Serra diz que o atual sistema de ônibus está defasado.

 “O estudo do sistema é requisito fundamental para subsidiar a licitação, sem ele estaríamos licitando um sistema de transporte coletivo com o projeto de duas décadas atrás, numa situação na qual o município não contava com a tecnologia atual e que o perfil do usuário certamente era diferente dos dias de hoje”, apontou o prefeito Paulo Serra.

Com uma análise mais profunda, o município poderá coletar dados importantes sobre o sistema de transporte, tanto na região da Vila Luzita, como no restante da cidade. Depois, considerando todos os indicadores reais e atuais que impactam a vida dos usuários e no sistema de mobilidade, as informações serão utilizadas na elaboração do novo modelo de licitação, para atender um fluxo médio de 50 mil passageiros por dia que desembarcam no terminal. – prossegue a nota oficial.

A Suzantur começou as operações na Vila Luzita em outubro do ano passado, após a Expresso Guarará, da família Passarelli, ter decretado falência. Foi aberto, na ocasião, um processo de seleção por meio de carta convite. A empresas Viação Guaianazes de Transportes Ltda, Viação Curuçá Ltda, ETURSA – Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André Ltda, todas do empresário Ronan Maria Pinto, desistiram do convite e não apresentaram as propostas, sobrando apenas a da Suzantur, de Claudinei Brogliato.

O sistema de Vila Luzita tem 15 linhas e responde pela maior demanda individual geográfica da cidade por 20 anos. A cidade tem uma média mensal em todo o sistema de 4,82 milhões de passageiros. Somente o sistema tronco-alimentado reúne 1,086 milhão de passageiros por mês, sendo que destes, 792,3 mil são pagantes.

HISTÓRICO:

A necessidade do contrato emergencial surgiu depois da decretação de falência da antiga empresa do bairro.

A Expresso Guarará, da família Passarelli, operava o sistema Vila Luzita desde o ano 2000. Após a morte do fundador Sebastião Passarelli, em outubro de 2014, a companhia passou a enfrentar dificuldades financeiras. No dia 20 de setembro de 2016, a Guarará informou à prefeitura de Santo André a autofalência e que pararia a operação em 30 de setembro. A prefeitura então pediu que a empresa mantivesse os serviços até o dia 8 de outubro de 2016 No dia 27 de setembro de 2016, a Guarará comunicou que encerraria as atividades no dia 7 de outubro de 2016 . A prefeitura de Santo André fez uma licitação de contrato emergencial.

A única empresa que ofereceu proposta foi a Suzantur, que opera emergencialmente em São Carlos, no interior de São Paulo, e detém 100% dos transportes em Mauá, na Grande São Paulo, onde também entrou por contrato emergencial.

Claudinei Brogliato, sócio da Suzantur, foi contratado como consultor da Expresso Guarará e ficou no cargo entre novembro de 2015 e abril de 2016.

Antes mesmo do lançamento da licitação, a Suzantur já tinha sete ônibus com portas à esquerda e embarque por plataforma do sistema de Vila Luzita, o único deste tipo na cidade e que até então nunca foi operado pela empresa. O fato gerou desconfiança para um possível direcionamento

Claudinei Brogliato disse, no entanto, na época que esses ônibus foram encomendados ainda quando ele estava na gestão da Guarará e que seriam alugados para família de Passarelli.

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Parabéns pela escolha neste momento seria muito ruim trocar uma empresa pela outra suzantur vai em vetil muito para ganhar as licitação e empresas muito boa tem muita estrutura e só vê né um ônibus quebra na rua

  2. Parabéns pela as prefeituras neste de não trocar empresa porque seria muito ruim para vila luzita para usuários povo já está acostumado já com os ônibus suzantur agora que ele vai emventi muito para ganhar as licitação dá vila luzita os horários do ônibus estão mais rápido é só você pegar AL115 represa sentido terminal vila luzita é 10 em 10 minutos outras empresas expresso guarara ônibus rondava 20 em 20 eu como usuário não tenho que reclamar disso beleza

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    No pais da burrocracia, mais vale uma Autorizacao a Titulo Precario do que uma licitacao burrocratica e inexequivel na pratica.

    Afinal esta provado que para o buzao, licitacao nao funciona.

    Sampa Santo Andre deu a dica, aproveitem.

    Mas se teimarem licitar o buzao de Sampa, sugiro fazer uma piloto na menor area.

    Fazer toda licitacao do buzao de Sampa em uma vez so e loucura.

    Att,

    Paulo Gil

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