Faixas e corredores de ônibus aumentam em 52% a velocidade entre terminais em Fortaleza

Ônibus se tornaram mais rápidos com priorização no espaço público.

Dados foram divulgados pela prefeitura. Já trecho entre terminal Antônio Bezerra e Centro teve ganho de 90,7% na velocidade dos ônibus

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Fortaleza divulgou nesta segunda-feira, 13 de março de 2017, balanço do desempenho do transporte coletivo após a implantação de faixas e corredores de ônibus entre os Terminais do Papicu e Antônio Bezerra.

A Divisão de Monitoramento da Etufor – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza constatou aumento de velocidade de 52%, passando de 12 Km/h para 18,32 Km/h.

Foi usada como parâmetro para a medição, a velocidade média operacional de viagens da linha 222, que faz o percurso Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, nos sentidos ida e volta, no intervalo de 04h às 23h.

Já no trecho entre o Terminal Antônio Bezerra e o Centro, nos sentidos ida e volta, a velocidade dos ônibus subiu 90,7%, indo 10,5 km/h para 20,03 Km/h. No trecho, existem a onze estações e abrigos junto ao canteiro central. Para a constatação de 90,7% de ganho de velocidade, a Etufor monitorou de dez linhas que trafegam pela Avenida Bezerra de Menezes, antes da implantação das faixas destinadas aos ônibus e após a implantação do corredor exclusivo. São três linhas em operação: 200 – Antônio Bezerra/Centro, 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales e 026 – Antônio Bezerra/Messejana.

Em nota, a prefeitura informa algumas características do trecho Antônio Bezerra e Papicu:

O Corredor de ônibus entre os terminais Antônio Bezerra e Papicu beneficia cerca de 130 mil pessoas diariamente e conta com 17,4 Km em sua totalidade. Foram implantadas as tecnologias de priorização de transporte coletivo como faixas exclusivas, estações de ônibus e abrigos no canteiro central na Avenida Bezerra de Menezes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes