Doria vai a Coreia pegar exemplos para licitação de ônibus

ônibus Seoul Sistema de ônibus de Seoul é todo conectado por tecnologia de gestão e operação.

 

Sistema de ônibus de Seul tem diversas configurações de linhas, terminais integrados e tarifas diferentes de acordo com integrações e distância

ADAMO BAZANI

A Prefeitura de São Paulo informou que o prefeito João Doria e deve embarcar com uma equipe para uma visita especial a Seul, na Coréia do Sul, para conhecer o transporte público da cidade.

De acordo com administração, a prefeitura da capital coreana convidou a comitiva da capital paulista.

A visita deve ocorrer entre os dias 11 de abril e 15 de abril, no Feriado da Páscoa. O secretário de transportes e mobilidade, Sergio Avelleda, e o de relações internacionais, Julio Serson, estarão na comitiva.

O objetivo principal é colher exemplos que podem ser aplicados na licitação dos transportes coletivos de São Paulo, que deveria ter sido realizada em 2013.

Os transportes por ônibus de Seul, que conta com 25 milhões de habitantes em toda a região metropolitana, são divididos em sistemas identificados por cores diferentes. Há linhas noturnas e preços diferenciados para crianças e adolescentes.

SEOUL

Todo este sistema é integrado por grandes terminais e há monitoramento em tempo real dos ônibus por centrais, que indicam a necessidade de adiantar ou atrasar as partidas de ônibus, de acordo com as necessidades de cada momento. Há também integrações com diferentes de tarifas. O sistema de ônibus é todo integrado com o metrô e alguns corredores contam com linhas expressas sem paradas intermediárias.

O metrô em Seul  te uma malha de 290 quilômetros, enquanto que na cidade de São Paulo, a rede é de em torno de 80 quilômetros.

A página do Governo Metropolitano de Seoul traz as seguintes informações. Uma das diferenças em relação a São Paulo é que as tarifas podem mudar de acordo com a distância percorrida.

Ônibus regional – Disposição Linhas

  • Amarelo : Primeiro Número (Áreas onde os ônibus estão operando) / Segundo Número (número de série (1 ~))
  • Azul : Primeiro Número (Número da área de partida) / Segundo Número (Número da área de chegada) / Terceiro Número (número de série (0 ~))
  • Verde : Primeiro Número (Número da área de partida) / Segundo Número (Número da área de chegada) / Terceiro Número (número de série (11 ~))
  • Vermelho: Primeiro Número (9) / Segundo Número (Número da área de partida) / Terceiro Número (número de série (00 ~))
  • Ônibus Personalizado : Primeiro Número (8) / Segundo Número (área de partida) / Terceiro Número (Número da área de chegada) / Quarto Número (número de série (0 ~))
  • Ônibus do Aeroporto : Primeiro Número (6 (0 ~ 7)) / Terceiro Número (número de série (00 ~))
  • Ônibus da Meia-noite (Noturno) : Primeiro Número (N) / Segundo Número (Número da área de partida) / Terceiro Número (Número da área de chegada)

Informações sobre ônibus em Seul

  • 0 (Grandes Distritos: Jung-gu, Jongno-gu, Yongsan-gu / Linha de Extensão)
  • 1ª área (Distritos Principais: Seongbuk-gu, Gangbuk-gu, Dobong-gu, Nowon-gu / Linha de Extensão: Gyeonggi-do Yangju-si, Uijeongbu-si, Dongducheon-si, Pocheon-si)
  • 2a área (Distritos Principais: Seongdong-gu, Gwangjin-gu, Dongdaemun-gu, Jungnang-gu / Linha de Extensão: Gyeonggi-do Guri-si, Namyangju-si, Gapyeong-gun, Yangpyeong-gun)
  • 3ª área (Distritos Principais: Songpa-gu, Gangdong-gu / Linha de Extensão: Gyeonggi-do Gwangju-si, Hanam-si, Icheon-si, Yeoju-si)
  • 4ª área (Distritos Principais: Seocho-gu, Gangnam-gu / Linha de Extensão: Gyeonggi-do Seongnam-si, Yongin-si, Anseong-si)
  • 5a área (Distritos Principais: Geumcheon-gu, Dongjak-gu, Gwanak-gu / Linha de Extenção: Gyeonggi-do Anyang-si, Gunpo-si, Uiwang-si, Ansan-si, Gwacheon-si, Suwon- Si, Osan-si, Pyeongtaek-si)
  • 6ª área (Distritos principais: Yangcheon-gu, Gangseo-gu, Guro-gu, Yeongdeungpo-gu / Extensão: Incheon Metropolitan City, Gyeonggi-do Gimpo-si, Bucheon-si, Gwangmyeong-si, Siheung-si)
  • 7ª área (Distritos principais: Eunpyeong-gu, Seodaemun-gu, Mapo-gu / Linha de extensão: Gyeonggi-do Goyang-si, Paju-si, Yeoncheon-gun)

Sistema de tarifa e transferência

  • As tarifas podem ser pagas por dinheiro ou cartão de transporte. O embarque único cobra uma tarifa fixa onde você pode pagar em dinheiro ou cartão de transporte
  • As tarifas para ônibus de cidade de Seul e ônibus de Maeul (vila) podem ser pagas por T-dinheiro, U-Pass, EB Card, Cashbee e Korail Membership Card. Cartões de transporte de pagamento diferido, que são compatíveis com T-Money e U-Pass, também podem ser usados.
  • Ônibus da cidade de Seul oferecem um passeio gratuito para um máximo de 3 crianças com menos de 6 anos, desde que sejam acompanhados por um responsável. Há também gratuidades para idosos.,
  • Seul, Gyeonggi-do, ônibus e metrô metropolitano estão sob o Metropolitan Integrated Fare System, portanto, cobram uma tarifa básica até 10 km. Usando ônibus metropolitanos de Seul, ônibus gerais de Gyeonggi-do, corredores de ônibus sem paradas, ônibus de Incheon, e pistas de ônibus vermelhas para mais de uma transferência custará uma taxa básica até 30km, e você será carregado um extra 100 won para cada 5 adicional Km (com base na tarifa de adulto).
  • Seul, Gyeonggi-do, ônibus e metrô metropolitano estão sob o Metropolitan Integrated Fare System, portanto, cobram uma tarifa básica até 10 km. Usando ônibus metropolitanos de Seul, ônibus gerais de Gyeonggi-do, corredores dswe ônibus non-stop, corredores de ônibus de Incheon, e faixas de ônibus vermelhas para mais de uma transferência custará uma taxa básica até 30km, e você será carregado um extra 100 won para cada 5 adicional Km (com base na tarifa de adulto).
  • O embarque de passageiros múltiplos e um desconto de transferência são aplicáveis apenas aos ônibus urbanos, e esta oferta só pode ser aprovada se os mesmos passageiros viajarem para o mesmo destino.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes