Passageiros de Guarulhos podem recarregar cartão por celular

Ferramenta chamada Guarupag já está disponível para celulares Android e iOS.

ADAMO BAZANI

Passageiros de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo, já podem comprar créditos do cartão de transporte por celular.

O serviço está disponível para carregamento dos bilhetes Cartão Cidadão, Estudante, Professor e Vales Transportes municipal e intermunicipal.

O aplicativo chamado Guarupag é gratuito e pode ser usado em celulares com sistemas Android e iOS.

Segundo a Guarupass, associação que reúne as empresas de ônibus da cidade, os créditos comprados por celulares são efetivados três dias depois da compra.

“Os créditos adquiridos por meio da plataforma são disponibilizados no cartão em até 72 horas após a confirmação de pagamento, que pode ser realizado por linha digitável ou boleto bancário. A ativação dos créditos é feita automaticamente ao aproximar o bilhete eletrônico do validador das catracas.

Para efetuar a primeira recarga, os usuários devem se cadastrar no aplicativo, que já está disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS. É necessário informar o número do cartão a ser recarregado, impresso no canto inferior direito, além de dados pessoais, como e-mail, telefone e CPF.

Após a confirmação de cadastro, será criado um perfil habilitado para realização de recargas futuras. O usuário poderá acompanhar o andamento dos pedidos e receber boletos automaticamente por e-mail.”

De acordo com a Guarupass, haverá também a possibilidade de pagamento por cartão bancário, mas com cobrança de taxa.

“Em breve, também será disponibilizado o pagamento por meio de cartão de crédito. Para esta modalidade, haverá uma taxa de conveniência no valor de meia tarifa.”

Em nota, o diretor executivo da associação, Márcio Roberto Pacheco, diz que a ferramenta também contribui para a redução do dinheiro no sistema.

“A implantação desta tecnologia faz parte de uma série de metas propostas pela Guarupass para modernizar o transporte público de Guarulhos. O aplicativo confere nova opção de compra de créditos, com o objetivo de promover cada vez mais segurança e conforto aos passageiros …  Além da praticidade, a nova ferramenta contribui para evitar filas e diminui o uso de dinheiro no sistema, tornando-o cada vez mais seguro e rápido”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes