Ônibus em São Paulo não são tão velhos desde 2006

ônibus Veículos mais antigos, alguns com mais de 10 anos, são mais comuns na frota paulistana de ônibus

Indefinições quanto à licitação do sistema fazem empresários postergar renovações

ADAMO BAZANI

Até é possível ver ônibus novos na capital paulista, mas numa quantidade proporcionalmente menor que em anos anteriores. O sistema de ônibus de São Paulo é o maior da América Latina, com 14.623 veículos que transportam mais de 6 milhões de pessoas por dia.

De acordo com indicadores divulgados pela SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora dos  serviços, a frota de ônibus municipais atingiu neste ano a idade mais elevada desde 2006 no caso do subsistema de concessão, envolvendo as empresas de ônibus e linhas maiores, e, desde 2003, envolvendo entre as empresas que surgiram das cooperativas, no subsistema de permissão.

A idade média dos ônibus da concessão está em 05 anos e 10 meses. Somente em duas vezes, desde 2003, quando foram assinados os contratos com as empresas, é que esta média foi maior: 5 anos e 11 meses em 2006 e 6 anos e 9 meses em 2003.

Já no caso do sistema de permissão, desde 2003, quando a prefeitura começou a divulgar a idade dos ônibus, nunca os veículos foram tão velhos. Em 2016 e nos dois primeiros meses de 2017, a idade média atingiu 5 anos.

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O principal fator para o quadro, de acordo com empresários de ônibus ouvidos pelo Diário do Transporte, não é a crise econômica enfrentada pelo país, embora que a conjuntura atual dificulte as renovações. O principal problema está na indefinição quanto à licitação dos transportes na cidade.

“Sabemos que quem está aí, dos grandes [empresários], dificilmente vai sair da cidade. Não vai ter surpresas. Pode entrar um novo, sair outro, teve até grupo estrangeiro que quis saber [da licitação]. O que queremos saber é como vai ficar a situação das linhas, as divisões, quem opera onde. Agora, não vai ter muita mudança. São Paulo é complexo. Só opera aqui quem conhece” – disse um diretor de empresa de ônibus que pediu para não ter o nome citado na matéria.

A prefeitura estima lançar o edital de licitação em maio deste ano e ter um novo sistema em operação já no segundo semestre. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/02/21/prefeitura-de-sao-paulo-deve-lancar-edital-de-licitacao-dos-transportes-em-maio/

A gestão passada, de Fernando Haddad tentou realizar a licitação que deveria ter sido iniciada e concluída em 2013, mas não teve sucesso.

A última versão do edital previa contratos de R$ 166,1 bilhões por 20 anos, renováveis por mais 20 anos. Haveria retirada de linhas sobrepostas para diminuir os custos e os passageiros teriam de fazer mais baldeações. Com isso, prometia a prefeitura, haveria mais viagens com mais lugares disponíveis no sistema, mas a frota poderia ser menor. O sistema seria dividido em três: Subsistema Estrutural (linhas maiores, com ônibus grandes, que ligariam regiões diferentes pelo centro da cidade ou iriam até à região central); Subsistema Local de Distribuição (ônibus menores que iriam até terminais, corredores estações do Metrô e da CPTM) e Subsistema Local de Articulação (ônibus menores que fariam ligações maiores dentro de cada região ou entre regiões vizinhas, sem passar pelo centro).

BREVE CRONOLOGIA:

– 1º de fevereiro de 2013: O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, apresenta em audiência pública modelo de licitação, que ainda previa cooperativas, mas já falava em redução de linhas. Previa também 430 quilômetros de corredores. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2013/02/01/audiencia-publica-sobre-licitacao-em-sao-paulo-preve-reducao-de-linhas-para-o-centro-da-cidade/

https://diariodotransporte.com.br/2013/02/01/licitacao-em-sao-paulo-menos-linhas-para-o-centro-e-novo-monitoramento/

https://diariodotransporte.com.br/2013/02/01/licitacao-dos-transportes-430-km-de-corredores-e-abertura-de-envelopes-em-marco/

– 09 de maio de 2013: Prefeitura publicou decreto definindo áreas operacionais de ônibus da cidade para a licitação e diz que satisfação do passageiro vai influenciar remuneração das empresas.  Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2013/05/09/prefeitura-de-sao-paulo-define-no-diario-oficial-areas-de-operacao-em-licitacao/

https://diariodotransporte.com.br/2013/05/10/satisfacao-do-passageiro-vai-determinar-remuneracao-das-empresas-de-sao-paulo/

– 15 de junho de 2013: Prefeitura publica minuta do edital de licitação e previa assinatura de contratos em julho. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2013/06/15/prefeitura-de-sao-paulo-publica-licitacao-no-diario-oficial-e-preve-assinaturas-em-julho/

– 26 de junho de 2013: Diante das manifestações contra os valores das tarifas de ônibus em todo o País e por mais qualidade nos transportes, o prefeito Fernando Haddad, pressionado politicamente, anuncia o cancelamento da licitação. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2013/06/26/haddad-cancela-licitacao-em-sao-pauloi/

– 13 de fevereiro de 2014: Após licitação, prefeitura contrata a empresa de auditoria Ernst & Young por R$ 4 milhões para fazer uma verificação independente das contas do sistema de transportes de São Paulo.  Os trabalhos deveriam ter sido concluídos em julho, mas só foram entregues em dezembro.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2014/02/13/ernest-young-vai-fazer-auditoria-no-sistema-e-licitacao-de-corredores-deve-ser-retomada-em-marco-diz-tatto/

 

– 11 de dezembro de 2014: Concluída auditoria (verificação independente) da Ernst & Young sobre as contas do sistema de transportes de São Paulo. Entre os apontamentos, estavam a possibilidade de redução de lucros das empresas e o fim das cooperativas, que posteriormente se tornaram empresas. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2014/12/11/auditoria-ernest-young-reducao-do-lucro-das-empresas-fim-do-modelo-de-cooperativas-e-viacoes-estrangeiras-em-sao-paulo/

– 09 de julho de 2015: Lançado o edital de licitação com as recomendações da auditoria:

https://diariodotransporte.com.br/2015/07/09/confira-o-edital-de-licitacao-dos-transportes-de-sao-paulo/

– 12 de novembro de 2015: Alegando ter encontrado 49 irregularidades nos editais, TCM – Tribunal de Contas do Município suspende licitação dos transportes em São Paulo. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2015/11/12/tcm-suspende-licitacao-dos-transportes-de-sao-paulo/

– 14 de julho de 2016: Depois de idas e vindas entre conselheiros e secretaria de transportes, TCM libera licitação dos serviços de ônibus em São Paulo, mas com 13 pontos ainda a serem revistos.  Pela proximidade com as eleições municipais, o prefeito Fernando Haddad achou melhor que o prosseguimento da licitação fosse dado pela próxima administração.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2016/07/14/confira-na-integra-todas-as-recomendacoes-do-tcm-para-a-licitacao-dos-transportes-em-sao-paulo/

– 21 de fevereiro de 2017: Gestão do prefeito João Doria promete lançar editais no mês de maio. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/02/21/prefeitura-de-sao-paulo-deve-lancar-edital-de-licitacao-dos-transportes-em-maio/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes