HISTÓRIA: Thamco já teve foco no Exterior
Publicado em: 5 de março de 2017
Encarroçadora de ônibus brasileira atuou por pouco mais de 10 anos. Além de forte presença no Brasil, também teve com uma das metas o mercado externo
ADAMO BAZANI
Entre os anos de 1980 e 1990 o segmento de ônibus estava em pleno crescimento, apesar de problemas no país, principalmente em relação à inflação.
Diversos empreendedores que nunca tinham apostado no ramo, começaram a investir em carrocerias de ônibus.
Foi com essa história que surgiu a Thamco Indústria e Comércio de ônibus, criada em 1985 na cidade de São Paulo pelo o empreendedor era Antônio Thamer Brutos, que era originalmente do ramo de segurança e frigoríficos, mas começou atuar na massa da falida da Condor, outra encarroçadora de ônibus. A Condor teve origem na Ciferal Paulista.
A Thamco representou diversas inovações no mercado, como uso em maior escala de alumínio nas carrocerias e novas formas de construção. Entre alguns dos modelos de sucesso estavam Urbano Falcão, Scorpion, Dinamus, Águia, o Gemini – o ônibus de dois andares rodoviário, e os diferentes Thamco ODA, ônibus urbano de dois andares, que ficou popular com o prefeito Jânio Quadros em São Paulo, e o Aquarius, um escolar com cara de modelo norte-americano. – Relembre:
HISTÓRIA: O ônibus escolar brasileiro com cara de norte-americano
A empresa foi marcada por polêmicas do início ao fim, como a acusação pelo mercado de dumping, por praticar preços abaixo do mercado, e também problemas administrativos ao longo de sua história, como trocas de diretoria e o seu final em 1996, quando parte da fábrica foi adquirida por outra encarroçadora de ônibus, a São Marino Ônibus e Implementos Ltda, a Neobus.
No entanto, quem trabalhou na Thamco, diz que equipe poderia ser considerada uma família com grandes profissionais.
É o que relata o Diário do Transporte, Pietro Allodi, que atuou na engenharia da encarroçadora
Eu trabalhava na Thamco, a época era uma de minhas atribuições a parte elétrica automotiva, onde iniciei o corte da iluminação interna com uso de um relê auxiliar , que cortava a alimentação da iluminação para se evitar a queima dos reatores a época
José Augusto Perin, que era primo do Antônio Thamer Butros, o levantador da massa falida da ex Ciferal Paulista (Condor), tinha uma equipe de funcionários de primeira vindos do Rio da Ciferal: srs Garcia , João mecânico , Dario Bronda, Isaac, Carole e muitos outros que peço desculpas esqueci o nome , mas nunca as suas pessoas .
Na engenharia o Benno Herring Haussig, Edson Cecatt , Oskars Pipe , Valeria , Toninho, Jose Perin, Silvio Ximens’s e eu , fazíamos até chover .
O primeiro Volvo exportação foi para Cutcsa do Uruguay, o primeiro Volkswagen ônibus foi para Dracena , o primeiro RDD terceiro eixo, a ser encaroçado pela Thamco foi da Mercedes-Benz
A empresa também tinha foco no mercado externo e chegou a fazer exportações principalmente para América Latina. A CUTCSA – Companhia Uruguaia de Transportes Coletivos S.A. (em português) foi uma das empresas que adquiriram os veículos.
Em colaboração ao Diário do Transporte, o pesquisador William Alves Moreira compartilha um catálogo feito especialmente para o mercado internacional.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Tive o prazer de conhecer um desses só não sabia que tinham produzido rodoviário 02 pisos!
Fez também reencarroçamento de monoblocos 0-362 para a CMTC, com boa capacidade técnica, já que monobloco não tinha chassi, o que dificultava a fixação da carroçaria.
Pena que esse mercado é instavel ocasionando a quebra das encarroçadoras.
Jair, boa noite.
Penso que esses rencarrocamento da CMTC, foi o primeiro passo para o seu fim, pois nao durou nada esses reencartocados.
Eu nao gostei do que vi a epoca.
Abcs,
Paulo Gil
Amigos, boa noite.
Bela ja5eria, por 2 aspectos.
1) A hisria do b6zao.
2) A historia de grandes empresas que sugem num piscar de olhos e que fecham antes dosegundo piscar de olhos.
Att,
Paulon Gil
O Thamco Águia foi um super carro e vendeu muito na época, a Thamco começou a declinar com o Dynamus que concorria com o Vitória, Torino e Busscar aí ficou difícil pra ela.
, Marcelo, a Thamco lançou primeiro o Scorpion 1, bem antes do Dínamus, hem! Era este o mais próximo do Vitória. O Scorpion II e o Dínamus tinham mais as feições do Caio Alpha, por causa da ausência daquele remate de contenção que segura as borrachas das janelas. Estes borrachões redondões das janelas saindo para fora da grade como no Alpha são horrendos.
Pulou de galho em galo aos trancos e barrancos foia única que realmente pôs medo na caio com o modelo scorpion mas foi decaindo até ser comprada pela san marino e hoje já é mais uma empresa da manipuladora marcopolo..
Olá vcs tem o folder onde destaca o ônibus da Cialtra em resolução maior que 2000?