Ônibus metropolitanos do Vale do Paraíba e Litoral Norte recebem 87,2% de aprovação, diz EMTU

Resultado faz parte de levantamento feito pela gerenciadora em 2016

ADAMO BAZANI

Os passageiros dos ônibus intermunicipais metropolitanos que atendem o Vale do Paraíba e Litoral Norte demonstraram aprovação dos serviços, de acordo com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que divulgou nesta sexta-feira, 3 de março de 2017, o resultado de uma pesquisa sobre satisfação, que ouviu no ano passado 1.349 pessoas por meio de entrevistas de campo.

O resultado integra IQC – Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Segundo a gestora, o índice de aprovação (excelente + bom) ficou em 87,2%, o que representa uma elevação de 8,9 pontos percentuais em relação a 2015, quando ficou em 78,3%. A reprovação ficou em 6,7% de ruim ou péssimo, com uma queda de 6,2 pontos percentuais em relação a 2015, quando registrou 12,9% de ruim ou péssimo.

A avaliação levou em conta 33 atributos que receberam notas médias de 0 a 10. Nas entrevistas foram ouvidas reclamações e elogios. Também foram feitas perguntas abertas. São ouvidos usuários de vários perfis socioeconômicos, identificando o comportamento de uso do transporte público, se é para o trabalho, estudo ou lazer.

A EMTU gerencia os transportes na região desde 2013. A gestora diz, em nota, que realiza reuniões técnicas e treinamento nas empresas permissionárias com o objetivo de atender os desejos de viagens da população. A inspeção técnica veicular nos ônibus que operam as linhas metropolitanas têm sido realizadas regularmente e a fiscalização atuante, aliada à tecnologia, resultaram no cumprimento de viagens e dos horários das partidas das linhas em toda a região.

Entre os objetivos da pesquisa estão desenvolver diretrizes para ações mais diretas para corrigir o que precisa ser melhorado e continuar os pontos que trazem benefícios aos passageiros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Ivan Miguel de Souza disse:

    Desenhos Ônibus 225 Vargem Bragança Paulista-SP
    225-Tro Vargem
    225-Tro Tiele
    Ônibus !

  2. MARCOS NASCIMENTO disse:

    No papel tudo fica muito bonito com pesquisas e dados ouvindo pouco mais de 1000 pessoas mas na prática tudo é muito diferente.
    Prá começar: prá quê exibir o logotipo GOVERNO DE SÃO PAULO ou PREFEITURA DE SÃO DE PAULO na lateral de todos os ônibus ??? Só se for para usar o transporte como propaganda política! Cadê a Justiça, MP, OAB ou sei lá quem para acabar com esta patifaria que agora espalha-se pelo Brasil como uma praga com os fardamentos de frota e os logotipos das cidades/prefeituras ?
    Porquê não se aumenta o número de ônibus nos horários de pico afim de evitar as superlotações? E fora do pico (embora os ônibus rodem menos lotados) existem ainda menos ônibus em operação.
    Também há casos que entre os picos (ou seja, fora do horário de pico) existem linhas que rodam superlotadas.
    ENFIM: Prá melhorar a melhor coisa mesmo é a ALTERNÂNCIA política pois com “apenas” 20 aninhos de PSDB*sta já deu prá ter certeza de que desse mato não sai mais coelho … Melhor dizendo …. sai sim: DÓRIA é a bola da vez para salvar o NINHO TUCANO enraizado no Estado de SP e ele com certeza sairá candidato à Governador pelo ninho !!!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading