Ônibus metropolitanos do Vale do Paraíba e Litoral Norte recebem 87,2% de aprovação, diz EMTU

Resultado faz parte de levantamento feito pela gerenciadora em 2016

ADAMO BAZANI

Os passageiros dos ônibus intermunicipais metropolitanos que atendem o Vale do Paraíba e Litoral Norte demonstraram aprovação dos serviços, de acordo com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que divulgou nesta sexta-feira, 3 de março de 2017, o resultado de uma pesquisa sobre satisfação, que ouviu no ano passado 1.349 pessoas por meio de entrevistas de campo.

O resultado integra IQC – Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Segundo a gestora, o índice de aprovação (excelente + bom) ficou em 87,2%, o que representa uma elevação de 8,9 pontos percentuais em relação a 2015, quando ficou em 78,3%. A reprovação ficou em 6,7% de ruim ou péssimo, com uma queda de 6,2 pontos percentuais em relação a 2015, quando registrou 12,9% de ruim ou péssimo.

A avaliação levou em conta 33 atributos que receberam notas médias de 0 a 10. Nas entrevistas foram ouvidas reclamações e elogios. Também foram feitas perguntas abertas. São ouvidos usuários de vários perfis socioeconômicos, identificando o comportamento de uso do transporte público, se é para o trabalho, estudo ou lazer.

A EMTU gerencia os transportes na região desde 2013. A gestora diz, em nota, que realiza reuniões técnicas e treinamento nas empresas permissionárias com o objetivo de atender os desejos de viagens da população. A inspeção técnica veicular nos ônibus que operam as linhas metropolitanas têm sido realizadas regularmente e a fiscalização atuante, aliada à tecnologia, resultaram no cumprimento de viagens e dos horários das partidas das linhas em toda a região.

Entre os objetivos da pesquisa estão desenvolver diretrizes para ações mais diretas para corrigir o que precisa ser melhorado e continuar os pontos que trazem benefícios aos passageiros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes