Empresas de ônibus do ABC são multadas por dispensarem cobrador e usarem ônibus sem vistoria

Rigras, Triângulo, Imigrantes e a EAOSA estão entre as empresas autuadas

ADAMO BAZANI

Algumas empresas de ônibus do ABC Paulista não têm cumprido tabelas de horário, nem mantido cobradores, mesmo que obrigatoriamente, e até mesmo colocam ônibus que não são registrados, vistoriados ou aprovados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, gerenciadora dos serviços intermunicipais.

É o que revela relação de multas e sanções publicada hoje no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Entre as empresas autuadas que não mantém cobrador, mesmo que obrigadas, estão a Rigras Transportes Coletivos e Turismo Ltda e a EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André.

Colocando em risco a segurança dos passageiros, algumas das companhias circulam com os ônibus sem vistoria ou autorização da EMTU.   São os casos da EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André e Viação Triângulo.

Companhias de ônibus do ABC Paulista também não têm cumprido as tabelas de horário e viagens. Companhias como a Viação Riacho Grande e a EAOSA receberam multas em relação a este problema.

Já a Mobibrasil, também opera o ABC Paulista, recebeu sanções por outros motivos.

Em todos os casos, as empresas são reincidentes das irregularidades.

O ABC Paulista é a única região da grande São Paulo onde os ônibus operam sem contrato de licitação. Desde 2006, a EMTU tenta licitar os transportes da área 5, mas sem sucesso. Empresários da região esvaziaram o certame.

Os contratos são por meio de permissões precárias e algumas linhas são dos anos e 1970, estando desatualizadas. A média da frota do ABC Paulista é a maisa velha do Estado de São Paulo, quase nove anos.

A EMTU promete neste mês lançar um edital de licitação para toda Grande São Paulo, incluindo o ABC. Mas agora a data ficou para abril.

As empresas podem recorrer das multas

Outras companhias também foram multadas pelos mesmos motivos em ocasiões anteriores.

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Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. RUBENS RODRIGUES DE LIMA disse:

    Bom dia
    Estou como agente fiscal Emtu SP .Parabens e excelente materia.A bem da verdade e da justica o ministerio publico deveria investigar a EMTU .Ha evidencias de improbidade administrativa.Evandro Lossaco e Joao Jorge ex diretor operacional e gerente regional respectivamente .Quem contribuiu financeiramente nas campanhas eleitorais dos mesmo?sugestoes. RTO ORCAS CONTRATO DE PERMISSAO EM CARATER EMERGENCIAL

  2. Vandeir disse:

    Rigras é a única ai que que não tem ônibus caindo aos pedaços.

  3. Glauber disse:

    Já passou da hora da EMTU tomar outro tipo de providência resolver esta questão da licitação da área 5.
    Costumo passar todo dia nos arredores do Taboão (São Bernardo do Campo) e zoológico, e todo dia, sim, todo dia, tem ônibus da Triângulo ou da São Camilo. O problema já diminuiu muito quando a Imigrantes deixou de operar muitas das linhas e a Mobibrasil entrou no lugar.
    Até micro-ônibus sem roda da Triângulo já vi nos últimos dois meses.

  4. Walter Domingues filho disse:

    O mais interessante éq o baltazar é o dono da riacho grande. triângulo. eaosa. Ribeirão pires.seria ótimo se abrisse uma investigação entre emtu e sr baltazar .a séculos .Este empresário prestá um mal serviço e a emtu é conivente com ele .

    1. Walter Domingues filho disse:

      São Camilo tbm pertence ao baltazar

  5. Marcos Paulo disse:

    A Viação Abc….nao tem nenhum cobrador em carro convencional…foi multada? Atrasos contantes na linha 238? Foi multada? A empresa temas 2 linhas de maior demanda do abc paulista e tem micrao nas linhas causando transtornos e super lotaçao…foi multada? Tem onibus fabricados em 1998, 5 caio alphas…que estão bonitos por fora…e bem judiados por dentro…..cade as multas???? Expresso Sbc, transbus em algumas linhas sem cobrador..cade as multas????

  6. Paulo Roberto Postigo de Oliveira Bittencourt disse:

    A área 5 dá EMTU está abandonada, tem carros com mais de 20 anos de uso, venham ver a empresa Pq. Das Nações, só carros velhos e sucateados assim como as demais dá região 5. Onde está o picolé de xuxu do governador? Peço que vem ver a CPTM tb, aqui a muito está abandonada pelo governo do Estado de São Paulo

  7. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Essa “ladainha” ocorre desde 1992 e todos sabemos que a multa nao resolve NADA.

    Ja pasdou da hora da EMTOSA ser auditada e multada.

    Afinal qual e a competencia da EMTOSA ????

    Multar ????

    Att,

    Paulo Gil

    1. Paulo Gil disse:

      Complementando.

      A grande maioria dos buzoes do ABC, nao pode e nem precisa passar por vistoria, pois e totalmente desnecessario.

      Afinal e apreensao direto.

      Kkkkkkkkkkkk

      Att,

      Paulo Gil

  8. Vandeir disse:

    Greves,ônibus quebrando nas ruas,pegando fogo e continua por isso mesmo né EMTU?

    A imigrantes que deveria ter ônibus de categoria rodoviário està operando com microônibus gambiarrado e como sempre caindo aos pedaços igual os alphas que eles tem.

  9. Keitaro Urashima disse:

    Aqui na Z/L, lote 04 da EMTU, desde a saida da Julio Simões a situação está ruim. A transição foi bem complicada e os problemas persistem. A linha 075 (Arujá- Brás) opera com poucas partidas, pois a Radial prefere operar a 075VP (Arujá-São Miguel), bem mais curta. A linha 075 (Poá-Metro Brás) enfrenta o mesmo problemas. Reclamo na EMTU, ela aplica as multas mas a situação persiste.

  10. Fabiano Nascimento disse:

    A Multa não resolve!!!, na opinião, se o ônibus não esta com a inspeção em dia, ele está irregular e portanto deve ser apreendido.
    mas não, para essas situações, a empresa paga a multa e continua rodando com ônibus sem a licença.
    Eu estava consultando no site da EMTU e 80% dos veículos da Viação Imigrantes não estão liberados para circular, e outros nem constam mais no cadastro da EMTU, e mesmo continuam circulando normalmente.
    isso é uma afronta a legislação, e na minha opinião a EMTU sabe da situação e não faz nada!!!, isso é negligência para não chamar de (Corrupção)!!!!!

  11. MARCOS NASCIMENTO disse:

    E o pior nesta história toda é que LICITAÇÃO NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA simplesmente porquê aqui no Brasil até para a compra de 1 lápis ou 100000 canetas (se a licitação for dirigida) acaba ganhando quem já fornece o material e a mesma coisa é com o transporte.
    EXAMINEM como foi a licitação e como estão os transportes hoje de cidades como Salvador, BH, Fortaleza, Blumenau, Florianópolis, Caxias do Sul etc… e tirem suas conclusões!

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