Projeto quer livrar Rua 25 de Março do tráfego de veículos

Proposta deve tornar a rua polo cultural histórico e turístico da cidade de São Paulo

ADAMO BAZANI

Um projeto de lei pode livrar a Rua 25 de março definitivamente de tráfego de veículos entre a Ladeira Porto Geral e Avenida Mercúrio.

De acordo com o projeto de lei 102/2017 do vereador Ricardo Teixeira, ao se tornar polo cultural, histórico e turístico da cidade de São Paulo, a rua pode receber investimentos públicos e privados de forma diferenciada, além de facilitar o acesso de turistas e pedestres ao local.

Entre os objetivos, além de livrar o trecho de veículos, estão criar espaços para descanso e organizar e padronizar o comércio ambulante.

A proposta ainda precisa ser debatida nas comissões de mérito e depois votada em plenário pelos parlamentares.

Ainda não há uma data para todo o trâmite ser concluído.

Além disso, o projeto prevê a possibilidade de a prefeitura realizar parcerias com entidades do setor privado para impulsionar o desenvolvimento local.

“A Rua 25 de março recebe cerca de 400 mil pessoas diariamente e esse número pode chegar a um milhão em datas comemorativas. A região é um dos polos turísticos mais importantes da cidade”, justificou o vereador na proposta, segundo a Agência da Câmara.

Confira matéria histórica sobre a rua: https://diariodotransporte.com.br/2016/03/25/historia-da-rua-25-de-marco-um-pedaco-do-mundo-em-sao-paulo/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. alex disse:

    De fato, quem anda de carro nesta rua, vai bem lento, e pelo n° de pessoas, esta rua merece ser somente para pedestres!

  2. Marcos Paulo disse:

    Esta na hora de virar um calçadão msm

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Projeto pra que ??

    Isso já devia ter sido feito há 20 anos atrás.

    Nada de gastar verba do contribuinte para fazer calçadão, não precisa.

    Proíbe o tráfego de segunda a sábado e pronto.

    Oooooooooo lerdeza.

    Att,

    Paulo Gil

    1. Luiz Vilela disse:

      Paulo Gil, Boa Tarde!
      Justifica sim, um projeto de calçadões.
      A condição atual das calçadas é muito ruim e as lojas precisarão de espaço para carga/descarga durante as noites.
      Um bom exemplo: ELIMINAR cabeamento aéreo.

      Algo assim – bem feito – tem capacidade de trazer escritórios pro Centro. A 25 é grandiosa, significativa, importante e histórica, merece com louvor.

  4. Já deveria ser assim faz tempo.

  5. Humberto disse:

    e a Rua Santa Ifigênia também, é horrível andar por essa rua dessa forma que é hoje. Não dá pra prestar atenção nas lojas sem desviar dos carros….péssimo!

  6. dudias disse:

    A gestão anterior tentou proibir o acesso de veículos motorizados na 25 e imediações, bem como na Santa Ifigênia mas o projeto não foi pra frente por resistência dos comerciantes locais. Eles alegavam que seriam prejudicados com a subtração de vagas de estacionamento, supostamente utilizadas pelos clientes, que sem onde estacionar deixariam de consumir (uma lógica absolutamente sem sentido, haja visto o que occorre em outras áreas de calçadão, dentro e fora do BRasil). No entanto muita gente que defendia esta proposta acreditava que na verdade eram os próprios comerciantes que utilizavam (e ainda utilizam) estas vagas de estacionamento na via, e não os clientes, por isso a resistência.

  7. Luiz Vilela disse:

    Oportuna e excelente proposta.
    Comerciantes precisarão adaptar a logística para as madrugadas, implicando mudança importante e, convenhamos, difícil.
    A contrapartida da Prefeitura deveria ser um bom projeto que valorize e revitalize o local, aumentando o interesse e o valor dispendido pela clientela. Ou seja: a médio e longo prazo os comerciantes ganham.
    Estação São Bento do Metrô e linhas de ônibus precisariam criar novas facilidades para a 25 e o tráfego ser impedido também em trechos pequenos de algumas travessas – tipo a Afonso Kherlakian.

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