Ônibus, metrô e trens operam com frota reduzida hoje e amanhã

Ônibus invadido e depredado por foliões em Bloquinho de Rua de São Paulo - Reinaldo Canato/UOL

 

Normalização de escalas só deve ocorrer na quarta-feira

ADAMO BAZANI

Por causa do feriado do Carnaval, quem depende de transporte coletivo na capital paulista e em cidades da região metropolitana vai ter menos ônibus à disposição.

Nesta segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017, os ônibus municipais da capital paulista operam com tabelas referentes a sábado, com 70% da frota habitual disponível.

Já amanhã, terça-feira, haverá circulação de apenas 50% da frota operante.

O mesmo acontece com os ônibus metropolitanos, da grande São Paulo, gerenciados pela EMTU.

Há redução também nas escalas do metrô e da CPTM.

No entanto, o metrô passa a operar mais cedo excepcionalmente nesta quarta-feira, com estações abertas às 4h00, para atender a demanda que volta do feriado de Carnaval por meio dos terminais rodoviários de São Paulo. Somente nas linhas 5-Lilás e 15-Prata (monotrilho), a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, a partir das 4h40.

O monotrilho da linha 15 Prata não vai funcionar na terça-feira das 4h40 às 16h00 para testes com sinalização. O trecho entre as únicas duas estações em operação do sistema (Oratório e Vila Prudente) será feito por ônibus.

Nesta segunda e terça-feira, será possível transportar bicicletas durante todo o dia no metrô. As regras em vigor para utilização das bicicletas no Metrô continuam valendo no período carnavalesco: o limite permitido de embarque é de até quatro bicicletas por trem, sempre utilizando o último vagão. Além disso, não é permitido o transportes de bicicletas ao descer pelas escadas rolantes ou ao fazer uso dos elevadores.

A CPTM aproveita o feriado e realiza obras de manutenção nas linhas, aumentando os intervalos entre os trens.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Terça: das 7h às 22h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Francisco Morato será de 24 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Terça:  das 4h até o fim da operação, devido a intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Antonio João e Jandira, o intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 10 minutos e entre Carapicuíba e Itapevi, de 20 minutos.

Linha 11-Coral – Extensão (Guaianases – Estudantes)

Terça: das 4h à meia-noite, prosseguirão os trabalhos na região da Estação Antonio Gianetti Neto. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Terça: das 4h até o fim da operação, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. O intervalo médio dos trens em toda a linha será de 15 minutos.

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Israel Santos disse:

    Esse tipo de programação dos feriados já está ultrapassada. As empresas não percebem que as pessoas saem nos feriados. O pior é quando em uma cidade é feriado e as outras sofrem quando não têm ônibus suficiente.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading