Tribunal de Contas suspende edital para máquinas de recarga do Bilhete Único na CPTM

Companhia de trens diz que vai avaliar decisão dos Conselheiros

ADAMO BAZANI

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu o edital da CPTM para instalação de máquinas de recarga do Bilhete Único nas estações da companhia na grande São Paulo.

O TCE alega que a empresa não cumpriu a lei de licitações abrindo um chamamento público. A modalidade consiste em o estado anunciar a possibilidade de contratação de algum serviço ou aquisição de materiais específicos. Os interessados então se cadastrariam e se atendessem os requisitos, passariam a operar.

Para os conselheiros, deveria ter sido realizada uma licitação, já que existem várias empresas que operam esse serviço e o lucro é apurado a partir do momento da instalação.

“O objeto não guarda quaisquer características passíveis de enquadramento nessas circunstâncias, sendo de rigor a realização de licitação nos moldes previstos em lei. Isso porque se trata de espécie de concessão onerosa de espaço público para instalação de máquinas que processarão operações financeiras de crédito e débito, destinadas à venda de bilhetes pela CPTM. Tais operações financeiras representam o verdadeiro interesse das possíveis fornecedoras, em vista das taxas cobradas e lucros obtidos nas movimentações”

A CPTM alega que optou pela modalidade para agilizar o processo e que vai analisar juridicamente se acata ou recorre da decisão do TCE

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Uma perginta para reflexao.

    Se esta operacao gera lucro, por que a propria CPTM nao opera isso.

    Vai deixar de ganhar dinheiro para deixar outro ganhar ????

    Aproveitem e coloquem quiosques ou bebedouros de agua dentro das estacoes.

    Ao perguntar para um seguranca se eu podia comprar uma agua num qiosque dentro da estacao ou se tinga um bebedouro, a respos5a foi.

    Nao tem nao senhor.

    Bebedouro nao tem nem pra nos.

    Muda CPTM.

    Ainda bem que os camelos oferecem um otimo servico ao passageiros, eles sim nos tra4am como clientes e fora o bom humor e criatividade de todos.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading