Matérias com números de quedas de acidentes relacionados à redução das velocidades desaparecem do site da CET

Foram pelo menos três notícias

ADAMO BAZANI – Com informações O Estado de S. Paulo

Os repórteres Bruno Ribeiro e Fábio Leite do jornal O Estado de São Paulo apuraram que pelo menos três notícias que ligavam a queda no número de acidentes de trânsito em São Paulo à redução dos limites de velocidade na cidade saíram do ar do site da CET.

A retirada foi notada neste dia 25 de janeiro de 2017, justamente quando as velocidades das marginais do Rio Tietê e Pinheiros voltaram aos patamares de antes de julho de 2015, quando a gestão Fernando Haddad promoveu as reduções.

Segundo a reportagem, só é possível ter acesso ao teor dos textos por meio do acesso a páginas em “cache” salvas pelo Google.

As matérias são as seguintes

–  “Acidentes com vítimas caem 27% nas marginais após redução da velocidade máxima”, publicada em 3 de setembro de 2015, a Prefeitura informava que, entre de 20 de julho e 30 de agosto daquele ano, o número de acidentes havia caído de 159 para 116, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O texto tinha declarações do então prefeito Fernando Haddad (PT) defendendo a mudança.

–  “Menor velocidade nas marginas e em vias da Zona Leste de São Paulo tem como objetivo reduzir índice de acidentes e mortes no trânsito”, publicada em 8 de julho de 2015, o texto dizia que “de acordo com dados do Departamento de Transporte do Reino Unido, a chance de óbito em um acidente em que a velocidade do veículo é de 48 km/h é de 45%, e sobe para 85% com o carro a uma velocidade de 64 km/h”.

–  “CET implanta redução de velocidade máxima em trecho da Marginal Tietê” publicada originalmente em 29 de janeiro de 2016. A matéria dizia que “a medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida e visa melhorar as condições de segurança dos moradores da ‘Comunidade do Gato’ e demais transeuntes que se dirigem aos estabelecimentos situados na avenida no trecho da redução”.  Informava sobre uma redução para 40 km/h em trecho da Marginal do Tietê na pista sentido Ayrton Senna.

À reportagem, questionada pelo sumiço, a CET disse apenas que  todas as informações objetivas sobre os eventos no trânsito da cidade de São Paulo continuam disponíveis no site da CET”.

Confira: http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/por-dentro-da-metropole/noticias-sobre-queda-de-acidentes-na-cidade-saem-do-site-da-cet/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes, com informações O Estado de São Paulo

Comentários

Comentários

  1. O.Juliano disse:

    Parece que temos um gestor à ditadura aparecendo hein…

  2. cesar disse:

    Não duvido que as matérias foram devidamente manipuladas, ainda mais um governo petista que adora manipular dados a seu favor. Agora vão ficar nessa choradeira contra o prefeito, não sabem assimilar uma derrota!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading