Produção europeia de ônibus elétrico deve atingir maturidade em 2020

Ônibus híbrido em Gotemburgo, Cidade na Suécia

Estudo aponta crescimento de veículos elétricos no transporte coletivo do continente europeu

RENATO LOBO

Relatório intitulado  “eBus Relatório ZeEUS”, produzido pela UITP – International Association of Public Transport, aponta que entre os anos de 2018 e 2020, a produção de ônibus elétrico deve atingir a maturidade nos países da Europa.

O estudo mapeou 19 operadores públicos de transporte e autoridades, que cobrem cerca de 25 cidades. De acordo com a UITP, atualmente mais de 2.500 ônibus elétricos operando nessas cidades, representando 6% de sua frota total de 40.000 veículos.

O mesmo documento mostra ainda que até a próxima década, mais 13 operadores em 18 cidades europeias devem implantar sistemas de e-bus, com estimativa de 6.100 ônibus elétricos circulando.

Sobre o mercado recente na produção deste tipo de veículo, o estudo mostra que cerca de 1.300 ônibus elétricos foram entregues ou estão sob encomenda no continente. Isso inclui vários tipos de tecnologias, como os híbridos plug-in e trólebus com sistema de baterias. O Reino Unido detém 18% deste total seguido pela Holanda, Suíça, Polônia e Alemanha, com cerca de 10 por cento cada.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading