Ícone do site Diário do Transporte

Solicitação do Bilhete Único Escolar e do Cartão BOM para estudantes: fique atento

ônibus

Estudantes que usam transporte público devem estar matriculados em instituições que se enquadram nas exigências das gerenciadoras dos sistemas da capital e Grande São Paulo

A partir de janeiro, os estudantes já devem procurar a instituição de ensino

ADAMO BAZANI

A  SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora da capital paulista, e a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, responsável pelos ônibus intermunicipais, informaram que a partir de janeiro quem tem direito ao Passe Estudantil já deve procurar a instituição de ensino.

No caso do sistema da capital paulista, a São Paulo Transporte faz a seguinte orientação:

A SPTrans informa que a partir do dia 9 de janeiro os estudantes poderão solicitar o benefício do Bilhete Único Escolar para 2017. Para isso, precisarão estar matriculados no próximo ano letivo em uma instituição de ensino cadastrada no sistema de Bilhete Único Escolar da SPTrans, e ter manifestado a intenção de obter o cartão na unidade escolar em que estudam.

 A solicitação é feita pelo próprio estudante, por meio do site do Bilhete Único. Quem ainda não tem o cadastro do Bilhete terá de realizá-lo, informando seu RG e CPF, além de enviar o arquivo de uma foto digitalizada recente em padrão de documento (RG, Carteira Profissional, etc).

 Para obter o benefício, é necessário residir a uma distância superior a um quilômetro da instituição de ensino, e que o percurso entre a residência e a escola tenha oferta de transporte público.

Vale lembrar que o benefício será liberado a partir de fevereiro de 2017, quando terá início o novo ano letivo.

Já para os ônibus intermunicipais que aceitam o cartão BOM, a partir do dia 5 de janeiro, os estudantes devem ir à instituição de ensino onde estão matriculados e fazer a solicitação do cadastramento no sistema da EMTU. A partir de 16 de janeiro, já estará disponível o portal para o preenchimento dos dados.

Os procedimentos tanto para os ônibus municipais em São Paulo como os metropolitanos das linhas da EMTU servem para quem tem direito ao passe livre estudantil, sem cobrança de tarifa, ou então para os estudantes com direito a 50% de desconto no pagamento da passagem.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile