Jilmar Tatto chama aumento de velocidade nas Marginais de medida demagógica
Publicado em: 22 de dezembro de 2016
Segundo secretário de transportes, decisão que será tomada pela equipe de Joao Doria é mais política do que técnica
ADAMO BAZANI
Prestes a deixar o comando da pasta Municipal de Transportes, o secretário Jilmar Tatto, que na administração do prefeito Fernando Haddad esteve à frente da redução do limite de velocidade em diversas vias da cidade de São Paulo, classificou de “demagógica’ a decisão do prefeito eleito João Doria de aumentar o máximo permitido nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê.
A declaração foi dada em entrevista à jornalista Cristiane Agostine, do Valor Econômico.
“Essa medida é desastrosa, irresponsável, no mínimo. É uma decisão política que não teve embasamento técnico” – disse
De acordo com dados da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, que até 31 de dezembro é presidida por Jilmar Tatto, o número de acidentes com mortos caiu de 28, em 2014, para 13 neste ano, comparando os períodos de janeiro a outubro, e na Marginal Pinheiros ,neste mesmo período, a queda foi de 26 acidentes fatais em 2014 para 7 em 2016.
Os dados também mostram que desde julho de 2015, quando o prefeito Fernando Haddad reduziu o limite das velocidades, o número total de acidentes com vítimas (mortos e feridos) caiu 37,5% em um ano.
No primeiro semestre 2015, as marginais tiveram 608 acidentes e no primeiro semestre de 2016, foram 380.
Tatto ainda disse que a redução do limite melhorou em 9% a fluidez dos veículos e ainda chamou de retrocesso a iniciativa de fazer com que as velocidades máximas voltem aos patamares de antes da redução.
“Isso mostra que Doria não é um prefeito moderno. É um retrocesso no ponto de vista de segurança para as pessoas … A literatura e os exemplos no mundo mostram que os acidentes mais graves acontecem quando a velocidade é maior”, afirmou.
A partir de 25 de janeiro, as velocidades nas marginais Pinheiros e Tietê terão os seguintes limites:
MARGINAL TIETÊ – VEÍCULOS LEVES:
Pista Local – 60 km/h nas faixas esquerda e central e 50 km/h na faixa da direita (junto à calçada e faixas de ônibus para os carros fazerem conversões à direita onde for permitido)
Pista Central – 70 km/h
Pista Expressa – 90 km/h
MARGINAL TIETÊ – CAMINHÕES E ÔNIBUS:
Pista Local – 50 km/h – independentemente da faixa
Pista Central – 60km/h
Pista Expressa – 60 km/h
MARGINAL PINHEIROS – VEÍCULOS LEVES:
Pista Local – 60 km/h nas faixas esquerda e central e 50 km/h na faixa da direita (junto à calçada e faixas de ônibus para os carros fazerem conversões à direita ode for permitido)
Pista Central – Não há pista central na Marginal Pinheiros
Pista Expressa – 90 km/h
MARGINAL PINHEIROS – CAMINHÕES E ÔNIBUS:
Pista Local – 50 km/h – independentemente da faixa
Pista Central – Não há pista central na Marginal Pinheiros
Pista Expressa – 60 km/h
RADARES:
O atual secretário de transportes de Fernando Haddad contesta afirmação do futuro secretário de transportes de João Doria, Sergio Avelleda, de que 40% dos radares nas marginais estão quebrados.
Acompanhe a entrevista: http://www.valor.com.br/politica/4815105/aumentar-velocidade-na-marginal-e-medida-demagogica-diz-jilmar-tatto
SECRETÁRIO DE DORIA DIZ QUE SEGURANÇA SERÁ PRIORIZADA:
Já o futuro secretário de transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, disse nesta semana durante apresentação da medida, que a futura administração irá fiscalizar o tráfego e vai tomar medidas para aumentar segurança.
“As marginais foram projetadas para serem vias de trânsito rápido e faremos todas as ações para mitigar os riscos” – Relembre em: https://diariodotransporte.com.br/2016/12/20/limite-de-velocidade-das-marginais-aumenta-no-proximo-dia-25-de-janeiro-em-sao-paulo/
Há uma discussão sobre determinação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB de que vias que passam dentro das cidades podem ter no máximo 80 km/h de limite de velocidade.
No entanto, uma corrente de especialista diz que isso não se aplicaria às marginais que seriam continuações rodoviárias.
Já outros especialistas afirmam que pela característica de tráfego, a determinação do CTB se aplicaria às duas vias.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Demagógico é o que eles fizeram de implantar sem aviso prévio e sem discutir o tema com a sociedade. Demagógico é o que ele que, quando questionado, simplesmente respondeu “a rua é pública e a gente faz o que a gente quer”. Políticas foram as decisões dele, totalmente arbitrárias, em fazer as bobagens que fizeram em 4 anos na prefeitura.
Já vão tarde! Que nunca mais voltem!
Com licença, qual o diálogo que o Dória propôs pra saber se a sociedade quer a volta das velocidades?
Então nesta sua visão, Dória deveria criar um meio de conversar com a sociedade e especialistas para discutir o assunto e estudar tecnicamente, o que não está ocorrendo. Ou será que quando o benefício está a favor é melhor fingir que isso é justiça e o anterior que foi injusto?
Fica a reflexão.
Péssima medida. Vergonhosa para um político que se diz “gestor” Porém reflete bem a sociedade medíocre. Agora vamos testar em humanos se realmente vai morrer mais gente ou não com velocidades altas. Se morrer ok, é só voltar pra velocidade anterior e o povo logo esquece. Afinal, na maioria são só mortes de pessoas desconhecidas mesmo.
O diálogo do Dória com a sociedade foi a votação que ele teve nas urnas, sendo uma proposta voltar aos limites de velocidade.
No estado de São Paulo e nas cidades do Grande ABC também houveram reduções nas mortes e sem esta patifaria demagógica de reduzir velocidades.
Não sabia que a comprovação que dimunui acidentes e mortes, no mundo todo e tudo mentira, ainda mais no Brasil, que 90% das pessoas não tem carro com airbag, já que e obrigatório desde 2014.
Diálogos modernos. Primeiro um monólogo, depois uma votação. Acho que eu que sou atrasado demais em pensar que diálogo é chamar todas as partes interessadas da sociedade num fórum e discutir, me desculpe Sr. “Eu” pelo meu conservadorismo.