Ícone do site Diário do Transporte

Metrô deve conceder publicidade à iniciativa privada

Empresa diz que experiência de viagem do usuário será melhorada

RENATO LOBO

O Metrô de São Paulo deve abrir à iniciativa privada espaços publicitários de 40 mil m2, que incluem as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A Linha 5-Lilás fica de fora por conta de uma futura concessão.

A proposta tem como objetivo melhorar a experiência de viagem dos usuários do sistema, ampliar os espaços publicitários, com a previsão até de painéis digitais.

A empresa deve realizar audiência pública nesta quarta-feira, 30 de novembro. A concessão será por 10 anos, com investimento superior a R$ 20 milhões na modernização do inventário, outorga onerosa e remuneração mínima fixa ou variável ao Metrô, sempre a que for maior.

É o último grande ativo de OOH da cidade de São Paulo, que ganhou ainda mais relevância após a lei Cidade Limpa, que limitou espaços para propagandas.

O modelo exploratório ainda prevê intervenções na frota de 142 trens, contendo mais de 850 carros (vagões). As linhas cortam 18 shopping centers, 16 faculdades, 95 hospitais, além de terminais rodoviários, museus, estádios, arena de shows, parques e teatros.

A empresa argumenta que modelos parecidos são tocados em Nova York, Paris, Madri e Barcelona.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Sair da versão mobile