Seguindo tendência nacional, Recife ganha faixa de ônibus

Publicado em: 17 de julho de 2016

Ônibus em Recife | Foto: Blog Grande Recife Mobilidade

Ônibus em Recife | Foto: Blog Grande Recife Mobilidade

Ônibus em Recife | Foto: Blog Grande Recife Mobilidade

Medida deve beneficiar 80 mil passageiros diariamente

RENATO LOBO

O transporte público na capital do Estado do Pernambuco deve ganhar um novo aliado já a partir desta segunda-feira, 18 de Julho de 2016. A prefeitura instalou faixas exclusivas nos dois sentidos da Avenida Recife, entre a Rua Gonçalves Magalhães e a Avenida Dom Helder Câmara.

Trata-se de um importante eixo de ligação entre as zonas Sul e Oeste da cidade, com cerca de 3,6 quilômetros de extensão.  A chamada “Faixa Azul” deve beneficiar 28 linhas de ônibus, que por dia transportam 80 mil passageiros. De acordo com o consórcio Grande Recife, a medida deve ainda aumentar em 25% a velocidade dos coletivos.

Este tipo de projeto vem crescendo em todo o Brasil, seguindo tendência mundial na priorização do transporte coletivo, e consequentemente beneficiando um número maior de pessoas, e por consequência democratizando o espaço viário.

Cabe lembrar que invadir as vias destinadas aos ônibus resulta em multa, considerada como infração gravíssima, além de perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e desembolsar R$ 191,54, de acordo com nova lei aprovada em 2015.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Elio J. B. Camargo disse:

    Começou tarde, pois desde 2012 a lei de mobilidade nacional decreta a prioridade do transporte coletivo em relação ao Individual

Deixe uma resposta