BRTs do Rio de Janeiro já compraram neste ano mais 50 ônibus superarticulados

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Frota de ônibus superarticulados cresce no Rio de Janeiro com novas unidades.

Veículos da Mercedes-Benz são para os corredores Transcarioca e Transoeste

ADAMO BAZANI

A Mercedes-Benz informou nesta sexta-feira, 03 de junho de 2016, que já comercializou nos primeiros meses deste ano mais 50 chassis O-500 MDA, o ônibus superarticulado. Cada veículo tem 23 metros de comprimento e capacidade para em torno de 200 passageiros de uma só vez.

Estes veículos são para os BRTs – Bus Rapid Transit, sistema de corredores de ônibus, Transoeste e Transcarioca.

De acordo com a fabricante, contando com outros modelos, nos últimos seis meses a marca vendeu 68 ônibus para o sistema.

“Com essa nova venda, já são 271 ônibus Mercedes-Benz, entre superarticulados articulados e padrons que estarão em circulação no BRT do Rio de Janeiro, o que assegura melhoria da qualidade do transporte e da mobilidade urbana para população, turistas e o grande número de pessoas atraídas por mega eventos esportivos na cidade” – disse em nota o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.

O executivo também disse que a marca atua em parceria com os agentes envolvidos nos transportes do Rio de Janeiro.

“Estabelecemos uma parceria muito produtiva com os gestores e operadores locais. Desde 2012, quando o primeiro corredor entrou em operação – a Transoeste – temos acompanhado o crescimento do sistema e as novas demandas da população, conhecendo de perto as reais necessidades dos usuários, o que é uma referência muito importante para nossos futuros desenvolvimentos … O aumento da capacidade de transporte é uma das exigências que estamos sempre atentos e buscando soluções”.

A marca alemã quer aumentar a participação nos sistemas de corredores de ônibus. Muitos dos quais, já deveriam estar em operação, mas por causa de problemas financeiros de estados e municípios, crise econômica, contingenciamento de recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, e até falta de competência e burocracia em muitas licitações, sequer saíram do papel.

Mesmo com todos estes problemas, os sistemas de BRTs no Brasil ainda são as soluções de infraestrutura de mobilidade com maiores perspectivas de se tornarem realidades em comparação aos projetos de transportes sobre trilhos, que são mais caros e demandam maior tempo de obra. E a Mercedes-Benz é uma das marcas que não quer perder tempo e oportunidades.

Entre os sistemas de corredores no Brasil onde estão ônibus da marca, destacam-se, além do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.

Além de vender os ônibus, a Mercedes-Benz garante que ajuda também na implantação dos sistemas.

“A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.”

“Com o BRT, a população passa a contar com mais qualidade de vida, graças ao transporte mais rápido, confortável e seguro, o que resulta em ganhos significativos para a mobilidade urbana” – explica em nota, o gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil Gustavo Nogueira.

Uma das apostas da marca para BRT é o “superarticulado”, veículo que, nas dimensões e capacidade, se posiciona entre o ônibus articulado e o biarticulado.

“Para os operadores, o veículo garante alta capacidade de transporte com baixo custo operacional, atuando com eficiência tanto no pico quanto no entrepico da demanda de passageiros. Ou seja, o superarticulado é rentável ao longo de todo o dia, oferecendo capacidade para mais de 200 pessoas, dependendo do modelo e da configuração interna do salão de passageiros”. – complementa Walter Barbosa, na mesma nota.

Atualmente, existem circulando no País pouco mais de mil ônibus superarticulados, a maior parte, em tono de 800, em São Paulo

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Quando eu vi o primeiro “articulado trucadinho” aqui em Sampa eu postei.

    Esse será sucesso na certa.

    Comprovado.

    O “linguição” só para BRT´s retilíneos.

    Att,

    Paulo Gil

    1. ZéTros disse:

      Pois é Paulo e ainda teve comentário aqui dizendo que não vê a razão da existência desse chassi, kkkkkkkkkkk.

  2. Bacana, em SP e um sonho esse dai.

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