Setor de serviços encolhe 4,4% em um ano. Transporte terrestre é o que registra maior queda de 11%

ONIBUS

Pesquisa Mensal de Serviços –PMS, Adamo Bazani, Blog Ponto de Ônibus, ônibus, crise, crise no Brasil, queda setor de serviços, retração setor de serviços, retração transportes, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,

Somente em março, o setor de serviços registrou redução de 5,9%. Transporte terrestre recuou 10,1%

ADAMO BAZANI

Com a crise econômica, um dos setores que mais sofrem no país é o de serviços.

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou na manhã desta quinta-feira, 12 de maio de 2016, o boletim sobre as atividades do setor – Pesquisa Mensal de Serviços -PMS.

De acordo com o levantamento, no acumulado de 12 meses, as diversas atividades do setor de serviço registraram queda de 4,4%. Neste ano em comparação ao mesmo período do ano passado a perda foi de 5% e em março a variação negativa foi de 5,9%.

Algumas atividades, entretanto, sentem ainda mais. É o caso dos transportes terrestres, item que inclui deslocamentos de carga e de passageiros pelas vias urbanas e rodovias.

Segundo o levantamento, a perda de volume no acumulado de 12 meses foi de 11%. Neste ano, o acumulado é de baixa de 9,7% e no mês de março, o segmento de transporte terrestre encolheu 10,1%.

Os transportes, tanto de carga como de passageiros, são considerados termômetro das demais atividades econômicas. Se a indústria não produz e o comércio não vende, há menos demanda de carga para ser transportada. Além disso, com menos atividades comerciais industriais e mais desemprego, o deslocamento das pessoas é reduzido, diminuindo assim a demanda dos ônibus, trens e metrô.

servcos

O setor de serviços responde por 60% do lado da oferta do PIB – Produto Interno Bruto, incluindo a indústria e a agropecuária.

É um dos setores mais importantes do país.

E nota, o IBGE detalha o desempenho das principais atividades.

O segmento de Serviços prestados às famílias apresentou variação de -3,8% no volume de serviços em março, sobre igual mês do ano anterior, com registro de -1,4%, em fevereiro, e de -4,1%, em janeiro, mantendo a série constante de variações negativas de volume, a partir de maio de 2014. A variação acumulada no ano ficou em -3,2% e em 12 meses, -5,3%. Os Serviços de alojamento e alimentação registraram queda de 4,6% e Outros serviços prestados às famílias registraram crescimento de 0,9%.

Os Serviços de informação e comunicação registraram variação negativa de 5,9% no volume de serviços em março, na comparação com igual mês do ano anterior, com variações negativas também de 5,1%, em fevereiro, e de 2,1%, em janeiro. A variação acumulada no ano ficou em -4,4% e, em 12 meses, ficou em -1,8%.

Os Serviços de tecnologia da informação e comunicação-TIC apresentaram variação de -5,3% no volume de serviços, com destaque para Telecomunicações, com -5,2% e Serviços de tecnologia da informação, com -5,9%. Os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, apresentaram queda de 9,6% no volume de serviços, frente à igual mês do ano anterior.

O segmento de Serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou queda no volume de serviços de 6,8% em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com quedas também de 4,3%, em fevereiro, e 9,1%, em janeiro. A variação de volume acumulada no ano ficou em -6,7% e, em 12 meses, -5,5%.

Os Serviços técnico-profissionais, correspondentes aos serviços intensivos em conhecimento, apresentaram queda de 8,5% no volume de serviços e os Serviços administrativos e complementares, que abrangem as atividades intensivas em mão-de-obra, recuo de 6,2%.

O segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou variação negativa de volume de 7,2%, em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em fevereiro e janeiro, o segmento registrou variações negativas de 2,1% e 5,8%, respectivamente. A variação de volume acumulada no ano ficou em -5,2% e, em 12 meses, -6,1%. Por modalidade, os resultados de volume foram: Transporte terrestre, com -10,1%, Transporte aquaviário, com -2,4%, e Transporte aéreo, com 1,4%. A atividade de Armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou decréscimo de 5,3%.

O segmento de Outros serviços apresentou crescimento de 2,6%, no volume de serviços prestados, contra reduções de 6,1%, em fevereiro, e de 7,9%, em janeiro. A variação acumulada no ano ficou em -3,7% e, em 12 meses, -8,4%.

As Atividades turísticas registraram retração de 2,3%, em março, na comparação com março de 2015, após registrar crescimentos de 1,3% em fevereiro e de 0,5% de janeiro. A variação acumulada no ano ficou em -0,2% e, em 12 meses, -1,4%.

Serviços registram queda de 5,0% no primeiro trimestre

Os resultados do 1º trimestre de 2016 mantêm a sequência de variações negativas dos últimos trimestres, atingindo -5,0%. As quedas mais relevantes foram observadas nos Serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,7%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-5,2%) e Serviços de informação e comunicação (-4,4%), ou seja, os segmentos com maior peso na estrutura do setor de serviços. Com menor peso na estrutura do setor, os Outros serviços registraram queda de 3,7% e os Serviços prestados às famílias, queda de 3,2%. As Atividades turísticas acumularam queda de 0,2% no 1º trimestre.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading