Greve na CPTM : Funcionários das linhas 8 e 9 adiam greve para o dia 18

cptm-4

ADAMO BAZANI

Os funcionários das linhas 8 e 9 da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos decidiram na noite desta terça-feira que vão adiar a possibilidade de greve para o próximo dia 18. Uma assembleia será realizada no dia 17. Os trabalhadores de outras linhas ainda vão decidir nesta noite

A proposta mais recente da companhia do Governo do Estado de São Paulo foi de reajuste de 5,22% nos salários, que seria concedido em duas parcelas.

Os trabalhadores pleitearam inicialmente um aumento de 11,08%.

A CPTM transporta diariamente três milhões de pessoas em seis linhas que somam 257,5 quilômetros operacionais, numa malha total de 260,8 quilômetros. O sistema atende 22 municípios, sendo 19 deles na Região Metropolitana de São Paulo e conta com 92 estações.

Os trabalhadores da CPTM são divididos em sindicatos diferentes de acordo com a origem histórica das linhas. A divisão é a seguinte:

– Sindicato dos Ferroviários de São Paulo: trabalhadores das linhas 7-Rubi (Jundiaí – Francisco Morato – Luz) e 10-Turquesa (Brás –Rio Grande da Serra).

– Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana: funcionários das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes – Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú).

– Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil: funcionários que atuam nas linhas 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana).

– Sindicato dos Engenheiros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading