Sistema de transportes municipais de Santo André é incluído no Moovit

Ônibus em Santo André. Passageiros podem consultar linhas e horários por Moovit e Cittamobi

Passageiros podem traçar rota do transporte coletivo, como se fosse o Waze nos carros

ADAMO BAZANI

Quem usa o sistema de ônibus municipais de Santo André, no ABC Paulista, já pode ter mais uma opção para programar os deslocamentos.

A prefeitura de Santo André concluiu a inserção dos dados das linhas de ônibus para disponibilizar aos passageiros os serviços do aplicativo para celular e tablets Moovit.

Entre as vantagens é que, além de informar sobre os horários, previsão de quando o ônibus vai passar e pontos de parada, o aplicativo permite que o passageiro trace rotas mais adequadas para sua origem e destino.

Os usuários também vão poder, pelo aplicativo, fiscalizar o sistema informando atrasos, se o veículo não parou no ponto, se cortou a linha e ainda registrar reclamações sobre a limpeza dos ônibus e eventual comportamento inadequado de motoristas e cobradores.

“Em Santo André são 51 linhas de ônibus e 1.810 pontos de parada mapeados no aplicativo Moovit, o que representa a cobertura de praticamente toda a malha de transporte público do município” – explica a prefeitura, em nota.

Os dados dos transportes da cidade também podem ser consultados pelo aplicativo de celular Cittamobi.

A ferramenta não disponibiliza a opção de traçar rota, mas “traz informações sobre o tempo de chegada do ônibus, pontos ou paradas mais próximos, previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência, informa se o veículo é adaptado para deficientes (elevador para entrada e saída de cadeirantes), permite marcar as linhas e pontos preferidos ou mais utilizados, visualizar os arredores do ponto escolhido com o recurso Street View, do Google Maps, e habilitar um alarme para que o passageiro saiba que encontra-se próximo do ponto onde irá descer com a quantidade de ônibus que estão circulando em determinado percurso no momento da consulta.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Sistema de transportes municipais de Santo André é incluído no Moovit

  1. Que bom que agora temos o Moovit. O Cittamobi é muito ruim, pouco confiável, vive falhando e quando pedimos algum tipo de suporte não temos retorno nenhum das empresas. O Moovit é bem mais amigável.

    • Salvo engano, o CittaMobi é feito em parceria com as empresas de cobrança eletrônica, por isso chega primeiro e mais rápido. Enquanto que o Moovit é feito por uma equipe de colaboradores.

      Qualquer pessoa pode se inscrever para ser colaborador no Moovit, basta ir no site moovitapp.com ou procurar a Tropa M, um grupo de colaboradores do Moovit no Facebook 🙂

  2. Tomara que o MOVIT seja aprimorado e traga informações precisas, em tempo real, pois aqui em SBC ele apenas passa informações dos horários passados pelo site da EMTU ou os horários repassados pelas empresas, o que nem sempre é seguido pelas mesmas, por N situações adversas.

    Mesmo com a sua instabilidade, o Cittamobi é útil por mostrar em tempo real a chegada dos veículos, com baixo delay e não informa apenas os horários padrão.

    Já comparei os dois aplicativos na Linha 006 – SBC (JD NAZARÉ) X SP (TERMINAL SACOMÃ) e o Cittamobi foi preciso, enquanto o MOVIT mostrava que próximo carro viria após 15 minutos (seguindo a grade horária do site da EMTU).

    Também fiz um teste com a Linha municipal de SBC – 07N – JD. NAZARÉ X PAÇO que mostrava o próximo veículo em 45 minutos e o mesmo passou em 15, outro em mais 16 e o próximo em 12 e o aplicativo ainda informava o horário fornecido.
    Seria ótimo termos um aplicativo preciso nas linhas de SBC, pois os intervalos são grandes e o MOVIT apenas informa uma previsão que deve ter sido fornecida pela SBCTrans em planilha e não por GPS, em tempo real.

    O único divulgado pelas empresas e órgãos públicos, é o Cittamobi, o Movit não, tanto que algumas companhias como a SBCTrans, Expresso SBC, Trans-Bus, Rigras, EAOSA, nao utilizam GPS para divulgarem seus horários aos usuários e também não divulgam este MOVIT.

    Espero estar errado…. rsrs

    Abraços,

    Gerson Carvalho
    Administrador de Empresas e Bancário

  3. TRISTE SABER QUE OS COBRADORES DA REGIÃO ESTÃO COM DIAS CONTADOS. Após a apreensão do dono da Expresso Santo André, em Curitiba, dezenas de cobradores foram suprimidos, forçando motoristas a fazerem 2 papeis em seus respectivos coletivos. Infelizmente tudo corre para insegurança e excesso de função, ocorrendo até desatenção para com o idoso que sobe/desce o coletivos. Sem falar ainda da péssima conduta de usarem celulares enquanto trafegam. Isto para baixar custos. Será que o sindicato não tem força para evitar isso?? Somente será seguro, no estilo corredor (METRA), pois a via é exclusiva, que não poe em risco outros motoristas e pedestres….Onde fica a qualidade???
    abraços Adamo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: