Ministério das Cidades elege quatro municípios para disputa de projeto internacional de mobilidade urbana

Ônibus em São José dos Campos. Todas as cidades selecionadas têm investimentos e projetos para modernização dos sistemas de ônibus para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida. Foto: Claudio Capucho/PMSJC

O projeto para eficiência energética em transportes tem a participação dos governos brasileiro e alemão. A cidade que vencer deve receber 2 milhões de euros

ADAMO BAZANI

O Ministério das Cidades selecionou quatro cidades brasileiras para disputar apoio e verbas internacionais, num acordo entre Brasil e Alemanha,  para um projeto de eficiência energética em mobilidade urbana.

O critério de escolha das quatro cidades foi o fato de já terem projetos em andamento.  Todas as selecionadas têm como pontos principais para garantir transportes com respeito ao meio ambiente, investimentos em sistemas de ônibus. As cidades escolhidas também são de médio porte, entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

As cidades foram: São José dos Campos -SP, Sorocaba-SP, Uberlândia-MG e Teresina – PI.

Além de apoio técnico por parte da Agência Alemã de Cooperação Internacional –GIZ, a cidade vencedora vai receber 2 milhões de euros para tocar ou aprimorar o projeto de mobilidade com vistas à sustentabilidade.

VISITAS E CIDADES:

As visitas dos técnicos do Ministério das Cidades e do GIZ para captação das ideias e conhecimento das ações de mobilidade aos municípios selecionados ocorreram entre os dias 1º e 7 de abril.

Uberlândia: A visita dos membros da agência alemã e da Semob – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana ocorreu no dia 1º de abril, quando foram conhecidos projetos desenvolvidos como o Sistema Integrado de Transportes e projetos de novos corredores de ônibus para linhas estruturais.

Sorocaba: A visita ocorreu no dia 4 de abril. Os representantes da GIZ e do Ministério das Cidades conheceram o mecanismo de otimização de rotas de ônibus, monitoramento dos coletivos e projetos para corredores de ônibus.  Além disso, tiveram contato com as ciclovias. Sorocaba tem 126 quilômetros de malha cicloviária.

São José dos Campos:  A visita ocorreu no dia 5 de abril. Os técnicos conheceram detalhes da política Municipal de Mobilidade Urbana, que foi aprovada recentemente, além de corredores de ônibus, da integração de transporte coletivo, investimentos em ciclovias e ferramentas que aumentam a proteção dos pedestres.

Piauí: A visita ocorreu na quinta-feira , 7 de abril, quando foram apresentados investimentos e projetos em transportes coletivos e limpo que estão incluídos no Plano de Mobilidade Urbana e Plano Cicloviário. Os projetos de corredores de transporte público e infraestrutura de transporte não motorizado também foram destacados pelo poder público local.

Agora, os técnicos vão analisar todos estes projetos nas cidades e o potencial de investimentos para decidir qual destas quatro cidades será vencedora. Os resultados devem ser divulgados ainda neste mês de abril.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Ministério das Cidades elege quatro municípios para disputa de projeto internacional de mobilidade urbana

  1. E MAIS UMA VEZ A PTRALHADA DEIXA A CIDADE DE SÃO PAULO – SP DE FORA COMO SEMPRE …!! SE MATAM PRA VENCER AS **** usou palavrão ****

  2. pafúnzio como prefeito……nem em 500 anos, sorocaba realizaria esta obra(obra? Que obra??? Viva pafúnzio!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: