Passagem é de R$ 40, podendo ser usada por até 24 horas
ADAMO BAZANI
A SPTrans – São Paulo Transporte informou que em 10 dias de operação, o ônibus Circular Turismo de dois andares, que começou a operar no último dia 12 de março, transportou 532 pessoas. O pico de passageiros ocorreu no último domingo, dia 20, com 109 pessoas atendidas. Neste feriado de Semana Santa, o funcionamento é normal.
Segundo a gerenciadora local de transportes, a Avenida Paulista e o Estádio do Pacaembu são os pontos que mais despertam a atenção dos passageiros.
A linha de turismo conta até o momento com um ônibus de piso baixo e um veículo de dois andares híbrido da Volvo, com carroceria Marcopolo, operado pela Sambaíba Transportes, empresa que atua em linhas regulares urbanas da zona norte da capital paulista.
O veículo de dois andares tem capacidade para 60 pessoas, é equipado com wi fi, piso baixo e rampa para pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Os passageiros também podem baixar um aplicativo com informações exclusivas e acompanhar cada detalhe do passeio em seus smartphones. Cada passageiro recebe também um informativo impresso com o mapa do centro da cidade.
São 10 paradas para visitação: Parada 01: Luz, Parada 02: Mercado Municipal, Parada 03: República, Parada 04: Pacaembu, Parada 05: Paulista – MASP, Parada 06: Ibirapuera, Parada 07: Centro Cultural SP, Parada 08: Liberdade, Parada 09: Pátio do Colégio, Parada 10: Theatro Municipal de São Paulo.
O bilhete custa R$ 40 e vale por 24 horas, ou seja, o passageiro pode descer num ponto de interesse e voltar para o ônibus que passa em outro horário sem custo adicional. A passagem é adquirida dentro do próprio ônibus e o pagamento também pode ser feito por meio de cartão de débito ou crédito. O Bilhete Único não pode ser usado neste ônibus.
O cartão de R$ 40 dará direito à gratuidade em espaços culturais como no Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.
As partidas ocorrem nos seguintes horários:
– Dias úteis e sábados: saídas às 9h, 12h40 e 16h.
– Domingos e feriados: saídas às 10h, 13h40 e às 17h.
Aos domingos, o ônibus não passa pela Avenida Paulista, que é fechada para veículos e aberta para pedestres.
O ônibus também possui um sistema de som que passa informações sobre os pontos turísticos em inglês, espanhol e português. Mas o passageiro não deve se animar muito, já que foram relatados problemas como falta de sincronia entre o local por onde o ônibus passa e a informação transmitida pelo sistema, confundindo quem não conhece a cidade.
A orientação é que se tiver disponibilidade de tempo, o passageiro divida o passeio, descendo em algum ponto e depois retornando em outro horário.
A viagem dura 3 horas, o que pode ser muitas vezes cansativo.
A primeira previsão para o início do funcionamento do ônibus de turismo de dois andares em São Paulo era para outubro do ano passado.
Diversas cidades do país, como Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba e regiões como Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu já contavam com este tipo de serviço.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes